Novo parque fotovoltaico nas instalações da Lipor

Um novo parque fotovoltaico montado nas instalações da Lipor abastece de eletricidade o equivalente a 275 famílias, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que permitirá a produção anual estimada cerca de 1,1 GWh de eletricidade.

Um novo parque fotovoltaico montado nas instalações da Lipor abastece de eletricidade o equivalente a 275 famílias, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros que permitirá a produção anual estimada cerca de 1,1 GWh de eletricidade.

Dando continuidade ao sucesso de um primeiro parque em funcionamento desde 2013, a LIPOR, em cooperação com a Hidurbe e a Endesa, promoveu a instalação de uma nova Unidade Fotovoltaica de Produção para Autoconsumo (UPAC) na Central de Valorização Orgânica da LIPOR, cobrindo uma parte significativa da unidade fabril.

Neste projeto estão instalados 2200 painéis de elevada performance, ocupando uma área de cerca de 5400 m2 e com uma potência instalada de 748 kWp. O valor global do investimento é de cerca de 1,5 milhões de euros totalmente assumido pelos promotores. A produção anual estimada de eletricidade é de cerca de 1,1 GWh, destinando-se a mesma, prioritariamente, ao autoconsumo da Central. Esta produção de eletricidade, renovável, corresponde ao consumo anual de cerca de 275 famílias e estima-se que sejam evitadas cerca de 518 toneladas de CO2 anuais. Ao mesmo tempo, está previsto um excedente de cerca de 40 000 kWh que serão injetados na Rede Elétrica Nacional como energia limpa e renovável.

A Lipor entende que o compromisso de desenvolvimento sustentável deverá integrar as questões das alterações climáticas na sua estratégia de negócio, pelo que assume as suas responsabilidades enquanto agente produtor e gestor de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e enquanto agente indutor de conhecimento, ação e mobilização dos cidadãos e da sociedade, por isso apresentou uma estratégia de carbono e as metas alcançadas nesse domínio.

A adoção da estratégia Lipor 3M – Menos Resíduos, Menos Carbono, Mais Clima representa o seu compromisso de ação, visando contribuir, em simultâneo, para o cumprimento dos objetivos de política climática aos níveis da União Europeia, de Portugal e da região do Porto. A atual estratégia 3M está hoje consolidada, tendo sido alcançadas as metas preconizadas de reduzir no ano 2020, 20% das emissões de GEE (cerca de 80 000 toneladas de CO2e), face ao ano base do inventário de 2006.

Download – Última edição

(Irá receber um email com o link de download.)

×