Novos cabos submarinos de 66 kV da Prysmian Group

Novos cabos submarinos de 66 kV para ligação dos parques eólicos Gode Wind 3 e Borkum Riffgrund 3 no mar do norte da Alemanha

O Prysmian Group assinou um contrato de fornecimento, finalização e teste de sistemas de cabos submarinos inter-eólicos para os parques eólicos offshore de Gode Wind 3 e Borkum Riffgrund 3.

O Prysmian Group assinou um contrato de mais de 60 milhões de euros com Ørsted – o maior promotor de parques eólicos offshore do mundo – para o projeto, fornecimento, finalização e teste de sistemas de cabos submarinos inter-eólicos para os parques eólicos offshore de Gode Wind 3 e Borkum Riffgrund 3. A finalização de ambos os projetos está prevista para 2024.

Os parques eólicos offshore de Gode Wind 3 e Borkum Riffgrund 3 estarão localizados a cerca de 60 km um do outro no Mar do Norte alemão e serão construídos em simultâneo. O Grupo Prysmian fornecerá sistemas de cabos inter-eólicos num total de mais de 150 km de cabos isolados de 66 kV XLPE que irão conectar as turbinas eólicas de Gode Wind 3 a uma plataforma de subestação offshore e Borkum Riffgrund 3 a uma Estação Conversora Offshore onde a tensão será aumentada e convertida para uma posterior transmissão para a Alemanha, com uma capacidade total combinada de mais de 1100 MW. Depois de estarem a funcionar, os dois parques eólicos irão abastecer cerca de 1,2 milhão de residências alemãs. Os cabos para os projetos Gode Wind 3 e Borkum Riffgrund 3 serão produzidos em Montereau e Gron (França), bem como em Nordenham (Alemanha), um dos 3 centros de excelência do Grupo para a produção de cabos submarinos (juntamente com as fábricas em Arco Felice, na Itália e Pikkala na Finlândia).

“Estamos orgulhosos de apoiar Ørsted nesses 2 importantes projetos, fornecendo os nossos sistemas de cabos de 66 kV de elevado desempenho e de última geração para redes inter-eólicas. Este acordo confirma ainda mais a confiança de Ørsted na capacidade e experiência da Prysmian, bem como no seu papel como fornecedor fiável de sistemas de cabos submarinos. Na verdade, Ørsted já concedeu à Prysmian um contrato para o projeto Hornsea 2, um dos maiores parques eólicos offshore que será capaz de fornecer eletricidade verde renovável a mais de 1,3 milhão de residências, afirmou Hakan Ozmen, EVP Projects, Prysmian Group.

Prysmian Cables & Systems
Tel.: +34 938 116 000 · Fax: +34 938 116 001
www.prysmiangroup.es

Translate »