o algoritmo Valencia, calcular os custos das perdas na qualidade de energia

o algoritmo Valencia – calcular os custos das perdas de energia resultantes de uma fraca qualidade de energia

Graças a uma descoberta na Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, os analisadores de…

Graças a uma descoberta na Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, os analisadores de qualidade de energia podem agora calcular os custos das perdas de energia resultantes de sistemas elétricos ineficientes.

O que é a qualidade de energia?

A qualidade de energia é normalmente definida como a tensão que permite o funcionamento contínuo e seguro de um equipamento ligado a uma fonte de alimentação. É geralmente expressa como uma tolerância relativamente ao nível de tensão de funcionamento normal. A tensão pode cair ou descer abaixo do nível normal ou, pelo contrário, também pode subir ou atingir um pico. A primeira situação pode fazer com que o equipamento reinicialize ou se desligue momentaneamente; a segunda situação pode danificar o equipamento, queimar fusíveis ou fazer disparar os disjuntores.

Gerador. Caixa de derivação. Linhas de transmissão. Existem vários locais onde podem ocorrer problemas num circuito elétrico. No entanto, 80% de todos os problemas de qualidade de energia têm origem nas instalações do utilizador. Os incidentes podem resultar de problemas de qualidade de energia, tais como desequilíbrios ou harmónicos, instalação elétrica deficiente, cablagem deteriorada ou ligações à terra inadequadas. O arranque de grandes cargas pode perturbar o funcionamento do equipamento adjacente uma vez que o elevado consumo de corrente conduz a uma descida da tensão de alimentação.

Fluke Corporation

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº10. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »