renováveis magazine

O Projecto Green Island é uma estratégia para a energia nos Açores

O Projecto Green Island – uma estratégia para a energia nos Açores

Projecto Green Islands para além de mudar a forma como os Açores utilizam os seus recursos energéticos…

Projecto Green Islands para além de mudar a forma como os Açores utilizam os seus recursos energéticos, constitui uma oportunidade ímpar para a indústria portuguesa desenvolver e instalar soluções inovadoras que terão um elevado grau de replicação em sistemas semelhantes.

O Green Islands é um projecto inovador a desenvolver na Região Autónoma dos Açores que visa: aumentar a eficiência e promover a racionalização no consumo de energia; promover a exploração de recursos endógenos para a produção de electricidade, tendo como meta para 2018 o valor de 75% para a produção de energia eléctrica a partir de recursos renováveis. De referir que a adopção destas soluções implica a adopção de soluções avançadas para a gestão do sistema eléctrico. O projecto enquadra-se no âmbito do acordo de colaboração MIT – Portugal e envolve várias instituições do sistema científico e tecnológico português.

Introdução

Os Açores enfrentam um importante desafio no que concerne à definição de uma estratégia para a energia, tendo em conta as suas características de insularidade e fragmentação territorial, e atendendo à necessidade em assegurar a satisfação dos consumos de energia num cenário macro-económico onde os custos dos combustíveis fósseis são cada vez mais elevados, e considerando a necessidade de redução de emissões de gases de efeito de estufa. Assim é necessário desenvolver um conjunto de estratégias específicas para cada ilha em consonância com o Governo, as empresas e a população. O desenvolvimento de uma estratégia de energia para os Açores implica uma análise detalhada da situação actual e também a avaliação das necessidades futuras, tomando em conta a disponibilidade e as características dos recursos energéticos renováveis locais.

Os parceiros académicos do Programa MIT-Portugal têm vindo a conduzir actividades de investigação nesta área desde há algum tempo. Da experiência adquirida, a equipa de Sistemas Energéticos Sustentáveis do Programa MIT Portugal identificou uma estratégia clara dividida em três vertentes de forma a atingir os objectivos de longo prazo da região em termos de segurança energética, desenvolvimento económico sustentado e cumprimento dos objectivos ambientais.

João A. Peças Lopes
DEEC e Unidade de Sistemas de Energia
FEUP / INESC Porto
jpl@fe.up.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº1. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados