renováveis magazine

O Roadshow sobre transição energética da SolarEdge

O Roadshow sobre transição energética da SolarEdge

O Roadshow passou pelo Porto para apresentar as novidades da marca.

A 25 de maio, o 4.º andar da Casa da Música no Porto encheu-se para ouvir falar de transição energética. Talvez por coincidência ou não, a sala escolhida era revestida a azulejo esverdeado, o que ajudou a lançar o mote para um mundo mais verde com a Solaredge. Esta foi a última paragem do primeiro roadshow de 2023 da empresa, que passou por 5 cidades em Espanha e em Portugal.

Com uma audiência composta na sua maioria por distribuidores e instaladores, o evento debruçou-se sobre as tendências do mercado mundial de energia: eletrificação, descarbonização, descentralização e aumento dos preços, sem esquecer acontecimentos recentes como as flutuações de preços, os apoios da União Europeia, os rumores da sua cessação e a estabilização de preços.

A transição energética pode percorrer muitos caminhos distintos, mas durante o Roadshow da Solaredge foi destacado especificamente o fotovoltaico. Por isso, na Casa da Música foram mostradas soluções de armazenamento e soluções de e-mobility.

Ricardo Novaes, Sales Manager da Solaredge em Portugal, falou das novidades da Solaredge Home para as soluções residenciais. Com garantias a longo prazo, a SolarEdge quer fazer parte das casas do futuro com o SolarEdge Home, um ecossistema energético otimizado, integrado e interligado. Para tornar isso possível, o Sales Manager apresentou vários produtos como os Módulos SMART, os optimizadores de potência da Série S, os inversores WAVE SolarEdge Home, os inversores HUB Solaredge Home, as baterias 400V e 48V SolarEdge Home, a interface de back-up, os carregadores VE, os dispositivos Smart Energy, entre outros.

Um Roadshow com soluções para a Indústria

Ricardo Novaes falou ainda de soluções para a Indústria, ligadas a diferentes segmentos de instalação fotovoltaica como as coberturas industriais, o agrofotovoltaico, os parques de estacionamento, as montagens no solo e os sistemas flutuantes.

Com soluções industriais bastante semelhantes às residenciais, o objetivo continua a ser a otimização, que permite uma maior produção e monitorização e um menor custo. O Sales Manager aproveitou para garantir que carregadores de VE e o armazenamento industrial são dois dos produtos em atual desenvolvimento, estando o optimizador de potência H1300 e o inversor 330Kw previstos ainda para este ano.

O último tema destacado no roadshow sobre transição energética foi o Agrofotovoltaico, mercado em que a SolarEdge tem vindo a apostar. Com várias oportunidades e desafios, o Agrofotovoltaico é uma dupla fonte de rendimento para os agricultores, sendo ideal para os microclimas e ajudando as colheitas.

Poderá encontrar uma reportagem mais detalhada sobre este evento na edição nº. 54 da Renováveis Magazine, que será publicada brevemente.

SafeDCTM, segurança em primeiro lugar

Desligar o sol não é opção, o que se torna um problema na altura da instalação ou de operações de manutenção. Os sistemas fotovoltaicos não otimizados continuam a gerar tensão CC mesmo quando desligados da rede, representando um potencial perigo e um atraso na resposta de emergência, uma vez que os bombeiros necessitam frequentemente de desligar a energia de todo o edifício para assegurarem um ambiente seguro para operar.

Para fazer face a estes riscos e assegurar a segurança de pessoas e bens, a SolarEdge apresenta um sistema de segurança avançada incorporado, o SafeDCTM. Os optimizadores de potência são concebidos para reduzir a tensão dos módulos fotovoltaicos a 1V DC em casos de emergências, como arcos elétricos ou incêndios, quando a alimentação elétrica do edifício é interrompida, quando o inversor está desligado ou quando ocorre uma falha de isolamento. Quando a alimentação CA é desligada, os cabos CC ficam assim com uma tensão de segurança. Isto vai ao encontro da norma europeia de segurança IEC63027, que atualmente se encontra em desenvolvimento, e que especifica as características dos sistemas de deteção e interrupção de arco elétrico em corrente contínua em sistemas fotovoltaicos.

O patenteado SafeDCTM está incluído de origem em toda a gama de inversores e optimizadores de potência do fabricante, fazendo parte da abordagem holística de segurança da SolarEdge. Em conjunto, este sistema, a tecnologia Sense Connect e o sistema de alertas da plataforma de monitorização, todos desenhados de raiz para trabalhar em conjunto, fazem das soluções da SolarEdge um produto sem paralelo no mercado.

SolarEdge
www.solaredge.com/es

Translate »