No caminho para a neutralidade carbónica até 2050, a transição energética tornou-se um elemento fundamental nas agendas estratégicas, tanto a nível continental como nacional. Os transportes, responsáveis por uma parte considerável das emissões de gases com efeito de estufa, surgem como um dos principais setores onde se devem concentrar as iniciativas e as mudanças. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, no âmbito da sua Componente 14, reflete esta prioridade com investimentos ambiciosos em energias renováveis e tecnologias de descarbonização, incluindo a eletrificação dos transportes e a geração de energia limpa.
O PRR, em linha com o Pacto Ecológico Europeu, atribui fundos a projetos que não só procuram reduzir as emissões, mas também reforçar a segurança energética e a resiliência económica do país. Este projeto pretende que locais como as ilhas da Madeira e dos Açores se tornem autossuficientes com energia limpa através de painéis solares, aerogeradores e baterias de armazenamento.
O transporte elétrico movido a energia renovável representa uma peça-chave no puzzle da neutralidade carbónica. De acordo com os dados do PRR, a introdução de tecnologias como o hidrogénio verde e a eletrificação massiva em setores como os transportes e a indústria poderá reduzir as emissões nacionais em 85% até 2050, em comparação com os níveis de 2005.
O projeto PVing Charge da Circutor está perfeitamente alinhado com esta estratégia, uma vez que promove a mobilidade sustentável e reduz a dependência de combustíveis fósseis. O conceito PVing Charge combina a geração fotovoltaica com postos de carregamento para veículos elétricos, oferecendo uma alternativa sustentável ao transporte convencional. Este sistema não só permite o carregamento dos veículos com energia limpa, como também otimiza a gestão energética, armazenando o excesso de energia para uma posterior utilização ou mesmo injeção na rede. Ao utilizar energia fotovoltaica, não só reduz as emissões diretas de CO2, como também contribui para um sistema energético mais eficiente e resiliente.

A conceção do sistema PVing Charge permite tirar o máximo partido da geração local de energia renovável. Durante o dia, a eletricidade produzida pelos painéis solares é utilizada principalmente para carregar veículos elétricos. O excedente é armazenado em baterias para garantir a disponibilidade de energia limpa mesmo à noite ou em dias nublados. Além disso, este modelo pode ser facilmente integrado em redes de distribuição inteligentes, melhorando a gestão da procura de energia e reduzindo os picos de consumo.
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