renováveis magazine

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o papel da bioenergia avançada

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o papel da bioenergia avançada

A bioenergia avançada é uma ferramenta central para atingir diversos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente 7, 11, 12 e 13.

A bioenergia avançada está a desempenhar, cada vez mais, um papel essencial para que Portugal alcance as suas metas de descarbonização, particularmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Após um ano marcado pelos esforços globais para o cumprimento dos objetivos verdes traçados, a ABA – Associação de Bioenergia Avançada destaca as formas como a adoção e incorporação da bioenergia avançada no mix energético contribui para tornar o país mais eficiente, circular e ambientalmente responsável.

“A bioenergia avançada é um elo vital na estratégia nacional para alcançar os ODS e para transformar os desafios ambientais em soluções concretas e sustentáveis. Assim, é imprescindível continuar a promover o desenvolvimento do setor em Portugal, incentivando políticas e investimentos que posicionem a bioenergia como um pilar do futuro energético e sustentável do país“, destaca Ana Calhôa, Secretária-Geral da ABA.

1. Energia acessível e limpa – ODS 7

A bioenergia avançada é uma fonte de energia renovável que transforma resíduos de diversas origens, como óleos alimentares usados, gorduras animais, resíduos de palha, molhos fora de prazo, borras de café, algas, entre outros, em energia limpa e acessível aos consumidores. Além disso, esta transformação contribui para a diversificação do mix energético, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, assim como para a circularidade da economia, promovendo a revalorização de resíduos.

2. Cidades e comunidades sustentáveis – ODS 11

O impacto da bioenergia é igualmente notável no ambiente urbano, onde os biocombustíveis avançados estão a ajudar a reduzir as emissões de CO₂ no setor dos transportes pesados e marítimos, na aviação e na indústria. Soluções como o B15, B17 e B30 (diesel com uma incorporação de 15%, 17% e 30% de biodiesel), já são uma realidade nas frotas de algumas cidades, reduzindo significativamente as emissões poluentes e criando uma mobilidade mais limpa e responsável. Portanto, a bioenergia avançada está a promover ativamente cidades mais verdes e com uma qualidade do ar significativamente melhorada, em linha com os objetivos de cidades e comunidades sustentáveis.

3. Produção e consumo sustentáveis – ODS 12

Ao valorizar resíduos que, de outra forma, seriam descartados em aterros sanitários, como restos de alimentos, resíduos agrícolas e óleos usados, a bioenergia avançada diminui a pressão sobre os recursos naturais. Este processo permite que as cidades e empresas implementem práticas de produção e consumo mais sustentáveis, garantindo simultaneamente um uso mais eficiente dos recursos disponíveis. Neste cenário, a bioenergia avançada tem-se mostrado uma ferramenta essencial para a sustentabilidade a longo prazo da cadeia de produção e consumo em vários setores pilares da economia.

4. Ação climática – ODS 13

A bioenergia avançada está a ajudar Portugal a atingir as suas metas climáticas e a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa ao substituir fontes de energia fósseis por alternativas renováveis, como os biocombustíveis avançados e o biometano. A bioenergia avançada é também uma aliada no combate à poluição ambiental, um contributo fundamental para uma ação climática eficaz e para proteger os ecossistemas naturais do país, uma prioridade crescente em tempos de mudança climática acelerada. Com o apoio crescente à bioenergia avançada, Portugal encontra-se numa posição vantajosa para alcançar as metas dos ODS e contribuir para um mundo mais sustentável. Os esforços do país no cumprimento dos vários objetivos, juntamente com a aposta sólida nesta solução energética, posicionam Portugal na linha da frente da descarbonização, com o potencial de inspirar e acelerar o alcance global dos ODS. Neste sentido, a ABA reforça o seu compromisso em promover o papel central da bioenergia na transição energética num futuro ambientalmente responsável.

ABA – Associação de Bioenergia Avançada
Tel.: +351 239 093 098
aba@aba-bioenergia.pt · www.aba-bioenergia.pt