Hidrogénio verde e gases renováveis: uma oportunidade para Portugal
A urgência em reduzir as emissões de carbono está a colocar pressão crescente sobre as empresas e os governos.
Os artigos de Opinião demonstram a perspetiva e espírito crítico dos profissionais da energias renováveis têm sobre os principais temas do setor.
A urgência em reduzir as emissões de carbono está a colocar pressão crescente sobre as empresas e os governos.
O mundo está a mudar a uma velocidade incrível: guerras e crises ameaçam pessoas em todo o planeta, o impacto e o número de desastres naturais aumenta a um ritmo alarmante.
A agência de notação ESG de renome internacional Morgan Stanley Capital International (MSCI) anunciou que a notação ESG da Sungrow passou de AA para a notação mais elevada possível, AAA, para 2025, um reconhecimento pelo forte desempenho da empresa nas práticas ambientais, sociais e de governação.
Existe consenso entre os autores científicos, historiadores e jornalistas especializados em que estamos a viver um momento histórico, resultante da transição energética – e é histórico, na medida em que se abre uma nova era na história da humanidade.
As microgrids são um player fundamental no novo panorama energético, oferecendo uma flexibilidade inigualável na procura de energia para edifícios comerciais e necessidades das comunidades. Proporcionam aos proprietários benefícios operacionais e, simultaneamente, ajudam as empresas de serviços públicos locais a gerir as necessidades flutuantes de energia.
Com a Eplan, a transição energética torna-se não apenas possível, mas significativamente menos traumática.
A empresa espanhola líder na distribuição de material fotovoltaico apresenta a sua identidade visual renovada, reflexo da sua maturidade, expansão e visão global.
A normalização no projeto elétrico oferece múltiplas vantagens. Acelera os processos de conceção graças a modelos pré-concebidos e bibliotecas de componentes, reduz significativamente os erros e garante a qualidade dos projetos. Também facilita a colaboração entre equipas, melhora a gestão de projetos e otimiza os recursos. Em suma, a normalização não só aumenta a eficiência, como também contribui para a criação de sistemas elétricos mais seguros, fiáveis e escaláveis.
Num mundo confrontado com desafios climáticos e económicos, a Europa tem-se destacado na vanguarda da transição para uma economia verde e digital. De facto, a União Europeia (UE) implementou já políticas ambiciosas para alcançar a neutralidade carbónica, e a Comissão Europeia tem levado a cabo uma ambiciosa política de descarbonização, esforçando-se por criar um continente mais resiliente, e o primeiro do mundo com impacto neutro no clima.
Nos últimos anos, tem-se discutido muito sobre soluções de energia sustentáveis, à medida que os governos e as empresas tomam iniciativas para reparar os danos causados por anos de utilização ininterrupta de combustíveis fósseis. Há, agora, um certo desespero por adotar fontes de energia sustentáveis.