Oportunidades

Oportunidades para Projetos de Produtores Independentes (PIE) de Energia

No dia 24 de março, a ALER e a AMER organizaram este Seminário virtual com o apoio do GET.invest Moçambique.

No dia 24 de março, a ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis e a AMER – Associação Moçambicana de Energias Renováveis, organizaram o Seminário virtual denominado Oportunidades para Projetos de PIE: Renováveis em Moçambique 2021 com o apoio do GET.invest Moçambique – financiado pela União Europeia e Alemanha, e parte do programa europeu GET.invest.

O Seminário, que decorreu depois do Fórum de Investimento Europa-Moçambique, pretendeu fornecer informação sobre o PROLER – Programa de Leilões de Energias Renováveis em Moçambique que foi lançado em outubro de 2020, e apresentar outros programas destinados a promover a geração de renováveis ligadas à rede.

A sessão de abertura contou com a presença do Responsável da Cooperação Alemã, Thierry Kuhn que reiterou o compromisso do país para apoiar a área das energias renováveis em Moçambique: “Com um portefólio de aproximadamente 175 milhões de Euros, a Cooperação Alemã apoia um amplo espetro de projetos que vão desde energia renovável na rede, suporte a soluções fora da rede, transmissão, distribuição e densificação da rede.”

Veerle Smet, Chefe de Equipa – Infraestrutura e Secor Privado da Delegação da União Europeia (UE) em Moçambique, destacou a necessidade de intensificar os esforços na luta contra as mudanças climáticas e que “não há vacina para nos proteger do aumento da temperatura. Através do Pacto Ecológico, a UE está a reforçar a sua aposta nas Energias Renováveis não só como base do seu crescimento económico e sustentável, mas também para a recuperação da crise económica originada pela COVID-19.” Após a sessão de abertura, os diversos atores do setor das PIE destacaram as ferramentas de apoio técnico e financeiro, disponíveis para o desenvolvimento de projetos ligados à rede. O conteúdo local do setor privado recebeu atenção como forma de assegurar a transferência de conhecimento e a sustentabilidade dos investimentos. As empresas nacionais foram informadas das possibilidades de financiamento existentes e futuras, bem como dos recursos disponíveis para as assistir, de modo a estarem preparadas para potenciais parcerias com empresas e investidores internacionais. A revisão da Lei da Eletricidade deverá contribuir para melhorar as condições de comercialização e, segundo os oradores, deverá também apresentar soluções para o segmento comercial e industrial. Durante a tarde, uma sessão de matchmaking do GET.invest reuniu empresas em reuniões individuais para explorar futuras parcerias e oportunidades de negócios.

ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis
Tel.: +351 211 379 288
geral@aler-renovaveis.org · www.aler-renovaveis.org