Um problema inicial
Na localidade de Vara del Rey, o Município de Cuenca tem uma instalação elétrica para extrair água de poços para irrigação e consumo. Os órgãos municipais, no âmbito dos planos de descarbonização do consumo público, deram prioridade à redução da dependência do consumo de eletricidade para bombagem e irrigação.
Objetivos
Como objetivos principais, e num compromisso da Câmara Municipal com a consciência ambiental, o município centrou as suas intenções na redução drástica das emissões de gases com efeito de estufa (CO2, NOx, SOx) através da utilização de energia solar para bombagem e irrigação, com gestão energética do consumo e da produção.
Estudo das necessidades iniciais
A localidade dispõe de uma bomba submersível de 50 CV para enchimento de tanques e irrigação. A alimentação elétrica é de 60 kW.
Para diagnosticar o consumo e gerar a curva de procura diária, foi instalado um contador de gestão de energia Goodwe SEC1000. Observa-se que a bomba arranca e pára constantemente (uma média de 10 minutos de funcionamento por hora), devido à gestão dos sensores do tanque programados com histerese inferior a 20% da capacidade do tanque.
Para a instalação do sistema fotovoltaico, propõe-se a instalação de um gestor para programar os arranques das bombas durante as horas de produção. Além disso, o sistema de arranque existente é anulado e são instalados sensores de nível para permitir que os tanques baixem até 30%.
Solução proposta
As necessidades específicas do sistema de captação de água exigiam soluções de gestão energética para a produção e consumo, uma vez que existia um depósito de água, pelo que o objetivo a atingir é maximizar a utilização da produção de energia durante as horas solares e a acumulação durante o período noturno.
A Ecocuenca, juntamente com a Orduña, propõe a instalação de uma central solar fotovoltaica de 40 kW nominais ligada à rede, com gestão inteligente dos consumos.
Para o efeito, propõe-se a instalação de um gestor para os sensores de arranque da bomba durante as horas de produção. Além disso, o sistema de arranque existente é anulado e são instalados sensores de nível para permitir que os tanques baixem o seu nível até 30% durante as horas solares e até 50% durante a noite.
Suministros Orduña
Tel.: +34 925 105 155
info@suministrosorduna.com · www.suministrosorduna.com
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link dedownload da “renováveis magazine” n.º 58. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigo relacionados
- Livro “Guia de Aplicações de Gestão de Energia e Eficiência Energética (3.ª edição)” presente na estante da renováveis magazine;
- Artigo “autoconsumo: sugestão de leituras” da edição 53 da renováveis magazine;
- Case Study “Soluções para a vida de Orduña: energia fotovoltaica a alimentara Unidade Neonatal em Bo na Serra Leoa” da edição 57 da renováveis magazine;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Plug & Play: agrovoltaica como modelo de sustentabilidade energética e agrícola
-
Revolução digital em subestações de transformação
-
PLENTICORE G3 da KOSTAL recebe prémios pela sua eficiência e compatibilidade
-
Desligar sistemas fotovoltaicos em caso de incêndio
-
Rolear: autoconsumo fotovoltaico no comércio de automóveis