Atualmente, os projetos industriais aumentaram significativamente, passando de 70 kW em 2022 para mais de 90 kW em 2023 (+30%), o que mostra uma tendência crescente das empresas espanholas em assegurar o seu consumo de energia e reduzir os custos associados.
Os dispositivos utilizados neste tipo de instalações; os inversores e, principalmente, as baterias, normalmente necessitam de um espaço considerável e alguns fabricantes pedem uma distância mínima de segurança de cerca de 3 metros, podendo também especificar um espaço mínimo entre os equipamentos para uma refrigeração eficaz do sistema. Estes requisitos impõem restrições significativas aos locais de instalação, especialmente em ambientes urbanos ou situações onde o espaço é limitado, resultando em custos adicionais significativos ou mesmo tornando a solução impraticável. Outro problema emergente é a faixa de capacidade predominante de 200 a 500 kWh. Isto representa um desafio para o comércio e a indústria de pequeno e médio porte com requisitos de capacidade inferiores a 200 kWh, levando a um dimensionamento excessivo da energia.
Imagine um projeto com necessidade de energia de 120 kWh, que necessita da utilização de uma bateria de 200 kWh para responder às suas necessidades. Mas esta abordagem poderia levar a um sobredimensionamento de quase 50%, utilizando as soluções existentes. No caso de um requisito de capacidade de 280 kWh, a configuração de duas baterias de 200 kWh resultaria num sobredimensionamento de 30%, inflacionando significativamente o investimento inicial.
Escolas, hospitais, adegas e quintas, devido à sua natureza de pequena escala, enfrentam frequentemente os desafios acima mencionados. As soluções existentes muitas vezes não respondem às suas necessidades específicas, ao mesmo tempo que fornecem um retorno sobre o investimento (ROI) competitivo.
O SigenStor, da Sigenergy, apresentado pela Plug & Play Energy, tem como objetivo mudar este cenário.
O produto C&I da Sigenergy adota uma abordagem modular inovadora.
O SigenStor, um sistema de armazenamento de energia 5 em 1, combina baterias, bateria PCS, EMS, módulos de carregamento EVDC e inversor. A sua principal caraterística está na flexibilidade, permitindo ao utilizador escolher a capacidade da bateria segundo as suas necessidades.
O SigenStor oferece 2 tamanhos de bateria 5 kWh e 8 kWh – que são intercambiáveis. Um único dispositivo suporta de 1 a 6 células de bateria, atingindo uma capacidade máxima de 48 kWh (6 x 8 kWh). Além disso, um único conjunto pode acomodar até 30 dispositivos SigenStor em ligação paralela, proporcionando uma capacidade total de até 1,440 kWh. Ao conetar vários conjuntos, os utilizadores têm a flexibilidade de selecionar, de forma dinâmica, a capacidade da bateria para responder a maiores requisitos.
As vantagens do SigenStor sobre outras soluções de armazenamento de energia C&I incluem:
1. Configuração flexível
O design modular do SigenStor, com uma pequena capacidade de bateria por módulo, reduz o risco de uma grande dimensionamento. Este design permite uma abordagem personalizada para diversos requisitos de armazenamento de energia em vários locais. Por exemplo, num projeto em Espanha que requer uma capacidade de armazenamento de energia de 120 kWh, os utilizadores podem optar por 3 dispositivos SigenStor em paralelo (8 kWh*6 módulos*2 vezes + 8 kWh*3 módulos =120 kWh), com combinações flexíveis de células de bateria para atingir a capacidade total desejada.
O SigenStor mostra versatilidade para se adaptar a diversos cenários de aplicação. Como exemplo de caso de sucesso, podemos colocar um telhado agrícola de 300 metros quadrados, com 2 SigenStors equipados com 6 baterias de 8 kWh, onde cada uma gera uma capacidade total de armazenamento de energia de 96 kWh. Da mesma forma, num parque de estacionamento de 2000 metros quadrados, 7 SigenStors, cada um com 6 baterias de 8 kWh, produzem uma capacidade total combinada de armazenamento de energia de 336 kWh. Além disso, o design modular do SigenStor facilita a expansão. Por exemplo, uma instalação que começa com 2 baterias (8 kWh*2) pode facilmente adicionar 2 baterias adicionais posteriormente, para satisfazer a procura crescente.
2. Facilidade de instalação
O design modular do SigenStor, pesando menos de 75 kg por módulo, simplifica a instalação sem a necessidade de guindastes. Dois adultos podem gerir facilmente o processo de instalação. A inclusão de conetores rápidos que funcionam como plug-ins entre os módulos, elimina a cablagem no local, reduzindo significativamente o tempo de instalação. Por outro lado, a maioria das soluções híbridas exige uma implementação extensiva para a instalação e envolve uma grande cablagem no local para cada módulo de bateria, armários PCS, cabos de inversores fotovoltaicos e cabos de alimentação auxiliares, aumentando significativamente a carga de trabalho.
3. Menor pegada
Graças ao seu design modular, o SigenStor ocupa um espaço menor em comparação com outras ofertas no mercado. Cálculos indicam que o SigenStor pode atingir uma redução de quase 50% na área de instalação, atribuída à maior densidade energética das suas baterias. Isto denota um desafio significativo em projetos onde as restrições espaciais desempenham um papel crucial, uma conquista que não é facilmente alcançável com as soluções existentes.
4. Uma solução Plug & Play
Com as soluções que a Plug & Play Energy traz, fica claramente comprometida com o instalador, havendo uma maior flexibilidade, menores custos de instalação, maior escalabilidade e poupanças significativas de espaço e cablagem. Por isso a Plug & Play Energy acredita que a Sigenergy será a marca mais inovadora que chegará em 2024.
Adrián De Las Morenas Albert
Responsável de Marketing
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Plug & Play: agrovoltaica como modelo de sustentabilidade energética e agrícola
-
Revolução digital em subestações de transformação
-
PLENTICORE G3 da KOSTAL recebe prémios pela sua eficiência e compatibilidade
-
Desligar sistemas fotovoltaicos em caso de incêndio
-
Rolear: autoconsumo fotovoltaico no comércio de automóveis