renováveis magazine

Portugal e China de mãos dadas a redefinir a energia do Amanhã

Portugal e China de mãos dadas a redefinir a energia do Amanhã

A conferência “China-Portugal International R&D Seminar-Reshaping the Energy of Tomorrow” abordou temas como o armazenamento energético, a flexibilidade no setor elétricos e o hidrogénio verde.

O dia 20 de setembro foi marcado por um momento conjunto, em duas partes opostas do planeta. Eram sete da manhã em Portugal e duas da tarde na China, quando o “China-Portugal International R&D Seminar- Reshaping the Energy of Tomorrow” começou. No decorrer de quatro horas e meia, vários palestrantes subiram ao palco em Shanghai para falar para o mundo. O evento, presencial e online, resultado da parceria entre a EDP NEW e o Sino-Portuguese Centre for New Energy Technologies, resultou numa conferência de investigação e desenvolvimento que destacou a pesquisa realizada pela CTG e a EDP, bem como o estado dos projetos de I&D na área das energias renováveis em Portugal e na China.

A CTG é uma empresa estatal de energia da China, que foi estabelecida em 1993. Focada em produzir energia limpa, a CTG desenvolve e opera projetos de energia hidroelétrica em grande escala, energia eólica e solar, entre outras energias renováveis, tendo-se tornado na maior empresa de desenvolvimento hidroelétrico do mundo e o maior grupo de energia limpa na China. A EDP, que por sua parte dispensa apresentações, conta com um Centro de Investigação e Desenvolvimento, o EPD NEW, que tem mais de 50 investigadores e 40 projetos. Foram precisamente representantes destas duas empresas que presidiram à sessão de abertura do evento, nomeadamente Luy Tingyan e Ana Paula Marques, respetivamente.

“Reshaping the Energy of Tomorrow”

Ao longo da manhã, um painel de oradores de excelência abordou vários temas, entre eles a eletrificação, a descarbonização, o hidrogénio verde, o armazenamento energético e a flexibilidade no setor elétrico.

O primeiro a falar foi o investigador Pedro Girão da Universidade de Lisboa, vice-reitor da ULisboa School, um projeto de cooperação entre a Universidade de Lisboa e a Shanghai University. Foi precisamente sobre isso que o docente falou, sobra a “Portugal-China Scientific and Academic Partnership” (A parceria científica e académica de Portugal-China). De seguida, foi a vez de Li Yong, da Beijing Carbon Neutralization Society, falar sobre a transição global para um sistema elétrico de baixas emissões de carbono e as suas implicações.

Texto e Fotos por Sara Lopes

Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº55. Pode também solicitar apenas esta reportagem através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt