renováveis magazine

Primeira estação portátil de reabastecimento de veículos a hidrogénio em Portugal

Primeira estação portátil de reabastecimento de veículos a hidrogénio em Portugal

Num mundo onde a sustentabilidade e a inovação caminham lado a lado, um projeto notável ganhou vida em solo português. A PRF Gas Solutions, uma empresa de Leiria com um histórico de três décadas na indústria dos gases combustíveis, mergulhou de cabeça no campo da tecnologia verde ao lançar o projeto DRHYVE – A Primeira Estação Portátil de Reabastecimento de Hidrogénio em Portugal. Neste artigo, iremos explorar este empolgante projeto, com destaque para a colaboração crucial com a Bresimar Automação.

Veículos movidos a hidrogénio: a nova era da mobilidade sustentável – 0% CO2

Os veículos movidos a hidrogénio, também conhecidos como veículos de célula de combustível, são uma inovação notável no setor automóvel que busca uma alternativa mais limpa e sustentável aos veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis. Estes veículos utilizam células de combustível para converter hidrogénio gasoso e oxigénio do ar em eletricidade, que alimenta um motor elétrico, gerando energia suficiente para propulsionar o veículo.

Uma das vantagens mais notáveis dos veículos a hidrogénio é a sua reduzida pegada ecológica. A única emissão resultante do processo de conversão é vapor de água, o que torna estes veículos extremamente amigos do ambiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a eficiência energética é alta, pois a energia é convertida diretamente em eletricidade, minimizando perdas de conversão.

A autonomia também é uma caraterística positiva dos veículos a hidrogénio, sendo comparável à dos veículos a gasolina ou gasóleo. Além disso, o reabastecimento é rápido, levando apenas alguns minutos, ao contrário do tempo de carga prolongada necessária para muitos veículos elétricos a bateria.

Apesar dos desafios que ainda enfrentam, os veículos movidos a hidrogénio representam um passo significativo em direção a uma mobilidade mais sustentável e podem desempenhar um papel vital na transição para um futuro de energia limpa e redução das emissões poluentes no setor de transporte.

Projeto DRHYVE: o impulso para a mobilidade sustentável

Nos últimos 32 anos, a PRF Gas Solutions tem deixado a sua marca no panorama dos gases combustíveis. Com uma visão focada no futuro, a empresa lidera a exploração do potencial do gás natural, do biogás e, mais recentemente, do hidrogénio.

O projeto DRHYVE parte da visão da PRF Gas Solutions em liderar a mobilidade sustentável com tecnologia de hidrogénio. Com 32 anos de existência e 20 anos de experiência em postos de abastecimento de gases combustíveis, a PRF aplicou o conhecimento adquirido na criação destes postos de hidrogénio, investindo num futuro de mobilidade mais limpa e eficiente.

Bresimar Automação, S.A.
Tel.: +351 234 303 320
[email protected]www.bresimar.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 56. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »