Primeiro robot de tecnologia de impressão 3D metálica de alto rendimento e grandes dimensões em Portugal

A tecnologia chama-se DED (Directed Energy Deposition/Deposição Direta de Energia) e trata-se de uma tipologia de impressão 3D…

INEGI
Tel.: +351 229 578 710 · Fax: +351 229 537 352
inegi@inegi.up.pt · www.inegi.pt

A tecnologia chama-se DED (Directed Energy Deposition/Deposição Direta de  Energia) e trata-se de uma  tipologia de impressão 3D ou fabrico aditivo metálico, que tem vindo a mostrar-se de elevado valor acrescentado para a indústria, particularmente nos setores da Aeronáutica, Espaço, Energia e Moldes. Elevada cadência produtiva, capacidade de produção de peças complexas de grande dimensão e combinação de diversos materiais são alguns dos fatores que distinguem esta tecnologia de alto rendimento.

A célula laboratorial instalada no INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é a primeira no país e inclui o robot, bem como o seu sistema de monitorização enquadrado nas lógicas da Indústria 4.0. Isto é, com a ajuda de sensores é possível recolher dados, em tempo real, relacionados com a temperatura ou a deposição de pó metálico, por exemplo, que em contexto industrial podem ajudar a otimizar os processos de produção.

No âmbito do projeto mobilizador Add.Additive –  add additive manufacturing to Portuguese industry, liderado pela empresa metalomecânica portuguesa ADIRA, juntamente com 24 entidades entre empresas e instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, o INEGI tem a responsabilidade de investigar a tecnologia de fabrico aditivo metálico que tem agora nas suas instalações.

Download – Última edição

renováveis42

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    (Irá receber um email com o link de download.)