INEGI
Tel.: +351 229 578 710 · Fax: +351 229 537 352
inegi@inegi.up.pt · www.inegi.pt
A tecnologia chama-se DED (Directed Energy Deposition/Deposição Direta de Energia) e trata-se de uma tipologia de impressão 3D ou fabrico aditivo metálico, que tem vindo a mostrar-se de elevado valor acrescentado para a indústria, particularmente nos setores da Aeronáutica, Espaço, Energia e Moldes. Elevada cadência produtiva, capacidade de produção de peças complexas de grande dimensão e combinação de diversos materiais são alguns dos fatores que distinguem esta tecnologia de alto rendimento.
A célula laboratorial instalada no INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial é a primeira no país e inclui o robot, bem como o seu sistema de monitorização enquadrado nas lógicas da Indústria 4.0. Isto é, com a ajuda de sensores é possível recolher dados, em tempo real, relacionados com a temperatura ou a deposição de pó metálico, por exemplo, que em contexto industrial podem ajudar a otimizar os processos de produção.
No âmbito do projeto mobilizador Add.Additive – add additive manufacturing to Portuguese industry, liderado pela empresa metalomecânica portuguesa ADIRA, juntamente com 24 entidades entre empresas e instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, o INEGI tem a responsabilidade de investigar a tecnologia de fabrico aditivo metálico que tem agora nas suas instalações.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Circutor nomeia Marc Pérez Domedel Diretor-Geral da Unidade de Eficiência Energética Elétrica
-
Bet Solar: um dia com a Fox ESS e a AIKO Energy
-
Circutor organiza Conferência sobre Certificados de Economia de Energia (CES)
-
Prémios Lusófonos da Criatividade 2024/2025
-
Aumentou produção de energia eólica em Portugal