Processo de construção de um módulo solar fotovoltaico

Processo de construção de um módulo solar fotovoltaico

É possível, e relativamente fácil para qualquer pessoa, a montagem dos seus próprios módulos fotovoltaicos…

É possível, e relativamente fácil para qualquer pessoa, a montagem do seu próprios módulo solar fotovoltaico a partir de células individuais. Embora não fiquem tão fiáveis e duráveis como os comerciais, existe uma série de razões para que seja você a fazê-los: (i) precisa de um módulo personalizado para uma aplicação especial que requer uma voltagem não usual; (ii) precisa de um módulo com uma determinada forma para caber numa determinada localização; (iii) comprou uma série de células fotovoltaicas em segunda mão, baratas, e quer aproveitá-las; (iv) quer aprender mais acerca de células solares e decidiu por isso meter a mão na massa. No nosso caso, é esta última hipóteses que prevalece: aprender.

Teste de células solares

Hoje em dia existem múltiplos locais onde pode comprar células solares individuais ou em grupos de 2 ou 4.

Seja qual for a sua origem, deve sempre testar, individualmente, cada uma das células que possui em seu poder e que irá usar para construir o módulo solar.

Isto porque, se depois de módulo construído, descobrir que alguma das células não está em condições, o trabalho de remover essa célula do módulo é grande, correndo-se ainda o risco de danificar as células vizinhas.

Felizmente, testar uma célula é fácil e barato. Basta possuir um multímetro normal, com campos de medida abaixo de I V e acima dos 10 A.

Quando testamos os módulos completos iremos medir tensões de 16 a 18 V ou mais, e correntes de curto -circuito possivelmente acima dos 2,5 A, dependendo do tamanho do módulo e das condições de luz.

Os testes mais simples que nos dão indicações significativas são:

  • A corrente de curto-circuito da célula;
  • A tensão em circuito aberto sob condições de sol brilhante.

Porém, se o sol brilhante não estiver disponível na altura do teste podemos até executá-lo com base em iluminação artificial.

Filipe Pereira
Engenheiro Electrotécnico (ISEP)
Professor na Escola Secundária D. Sancho I

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº11. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    1 thought on “Processo de construção de um módulo solar fotovoltaico

    Comments are closed.

    Translate »