É possível, e relativamente fácil para qualquer pessoa, a montagem do seu próprios módulo solar fotovoltaico a partir de células individuais. Embora não fiquem tão fiáveis e duráveis como os comerciais, existe uma série de razões para que seja você a fazê-los: (i) precisa de um módulo personalizado para uma aplicação especial que requer uma voltagem não usual; (ii) precisa de um módulo com uma determinada forma para caber numa determinada localização; (iii) comprou uma série de células fotovoltaicas em segunda mão, baratas, e quer aproveitá-las; (iv) quer aprender mais acerca de células solares e decidiu por isso meter a mão na massa. No nosso caso, é esta última hipóteses que prevalece: aprender.
Teste de células solares
Hoje em dia existem múltiplos locais onde pode comprar células solares individuais ou em grupos de 2 ou 4.
Seja qual for a sua origem, deve sempre testar, individualmente, cada uma das células que possui em seu poder e que irá usar para construir o módulo solar.
Isto porque, se depois de módulo construído, descobrir que alguma das células não está em condições, o trabalho de remover essa célula do módulo é grande, correndo-se ainda o risco de danificar as células vizinhas.
Felizmente, testar uma célula é fácil e barato. Basta possuir um multímetro normal, com campos de medida abaixo de I V e acima dos 10 A.
Quando testamos os módulos completos iremos medir tensões de 16 a 18 V ou mais, e correntes de curto -circuito possivelmente acima dos 2,5 A, dependendo do tamanho do módulo e das condições de luz.
Os testes mais simples que nos dão indicações significativas são:
- A corrente de curto-circuito da célula;
- A tensão em circuito aberto sob condições de sol brilhante.
Porém, se o sol brilhante não estiver disponível na altura do teste podemos até executá-lo com base em iluminação artificial.
Filipe Pereira
Engenheiro Electrotécnico (ISEP)
Professor na Escola Secundária D. Sancho I
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº11. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “chaves para garantir a qualidade e segurança dos módulos fotovoltaicos” da edição 45 da “renováveis magazine”;
- Artigo “novo protocolo de teste mostra as principais diferenças de qualidade entre os painéis fotovoltaicos” da edição 45 da “renováveis magazine”;
- Artigo “gestão da performance e condição de sistemas fotovoltaicos” da edição 13 da “renováveis magazine”;
VOCÊ PODE GOSTAR
1 thought on “Processo de construção de um módulo solar fotovoltaico”
Comments are closed.
O vosso link para o PDF não funciona.