renováveis magazine

Produzir energia em Viana do Castelo

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a Secretaria de Estado da Energia pretendem ampliar a Zona Piloto…

A REN – Redes Energéticas Nacionais e a Secretaria de Estado da Energia pretendem ampliar a Zona Piloto Portuguesa (ZP) para a produção de energia em Viana do Castelo. A REN irá construir um cabo submarino de ligação da rede elétrica de serviço público e infraestruturas terminais, assim como a sua instalação, operação, manutenção e exploração, um projeto financiado pelo programa comunitário NER300 que apoia tecnologias inovadoras de aproveitamento de energias renováveis e de captura e armazenamento de CO2 em condições de segurança ambiental.

A denominada Zona Piloto engloba uma área de cerca de 320 km2 e situa-se perto de S. Pedro de Moel, na Marinha Grande, uma área que aumentará com a nova área ao largo de Viana do Castelo.

Um dos principais objetivos da Zona Piloto é tornar-se num espaço aberto ao longo da costa portuguesa e que permita o desenvolvimento das energias marinhas. Faz parte do projeto Windfloat Atlantic que aproveita a energia das ondas e que integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.

Translate »