Produzir energia limpa numa mina de carvão inoperacional

Com o recorrente abandonar de minas de carvão devido à substituição dos combustíveis…

Com o recorrente abandonar de minas de carvão devido à substituição dos combustíveis fósseis por energias renováveis, novos projetos vão surgindo, nomeadamente no Reino Unido onde uma mina de carvão convertida para produzir energia apenas aproveitando a força da gravidade.

A Gravitricity é um projeto que pretende usar um poço de mina de carvão para produzir energia, aproveitando a infraestrutura já existente, poupando-se assim recursos na construção. Este processo está assente no conceito de pêndulo para produzir energia, utilizando um peso de grandes dimensões (2000 toneladas de massa) suspenso no poço por ganchos, que quando é libertado sobre uma profundidade de 500 a 1500 metros, a energia gerada é reaproveitada para a produção de eletricidade.

O projeto da Gravitricity não pretende substituir a produção convencional de eletricidade, até porque um peso gera apenas 20 MW de energia, mas tem a possibilidade de suplementar a produção, especialmente em regiões distantes de grandes centros populacionais. Com um incentivo de 650 mil libras (735 mil euros) para desenvolver o protótipo, o objetivo passa por instalar o sistema em mais localizações até 2020.

Translate »