renováveis magazine

Programa Energize da Schneider Electric adquire eletricidade renovável

Programa Energize da Schneider Electric adquire eletricidade renovável

As empresas Haleon, GSK, Gilead Sciences e a Thermo Fisher Scientific juntaram-se na compra de eletricidade renovável por um período de 10 anos. Saiba o que isto significa para o programa Energize e a perspetiva de cada empresa perante esta aquisição.

A Schneider Electric anunciou o progresso contínuo rumo à descarbonização para os setores farmacêutico e da saúde. O Energize, uma parceria colaborativa entre as principais empresas farmacêuticas e de saúde a nível global e os seus fornecedores, comemora a segunda coorte para um Contrato de Aquisição de Energia (PPA, na sua sigla em inglês) para adquirir eletricidade renovável em conjunto, após uma primeira anunciada no outono de 2024. Este PPA multi-comprador foi assinado com o promotor X-ELIO, e espera-se que a energia do seu Projeto Solar Lorca esteja operacional no início de 2026.

Os patrocinadores do Energize – a Haleon e a GSK – e dois fornecedores do setor – a Gilead Sciences e a Thermo Fisher Scientific – colaboraram para levar a cabo uma compra conjunta de 245 GWh de energia renovável por ano durante um período de 10 anos. Isto representa uma estimativa de 41 748[1] toneladas métricas de CO2 evitadas por ano, ou o equivalente ao consumo médio anual de eletricidade de 74 878[2] casas em Espanha.

A Thermo Fisher Scientific foi o negociador principal que apoiou o grupo de empresas durante as negociações do PPA, o que resultou num investimento bem-sucedido a longo prazo de eletricidade renovável.

“Sendo uma empresa cuja missão é permitir que os nossos clientes tornem o mundo mais saudável, limpo e seguro, sabemos que a colaboração é fundamental para alcançar objetivos ambiciosos,” afirmou Konrad Bauer, Senior Vice President, Global Business Services da Thermo Fisher Scientific. “Servir como líder de coorte para este acordo permitiu-nos tirar partido das aprendizagens e conhecimentos da nossa própria jornada climática para apoiar o avanço coletivo rumo às emissões net-zero, enquanto alcançamos 100% de eletricidade renovável para as nossas instalações europeias.”

“Estamos entusiasmados por fazer parte desta coorte do Energize que vai adicionar mais energia renovável à rede na Europa para as nossas operações e fornecedores. O nosso trabalho através do Energize, que co-fundámos em 2021, demonstra o poder da colaboração na promoção de mudanças significativas, apoiando a resiliência dos negócios, garantindo a segurança energética e melhorando a previsibilidade dos custos a longo prazo,” notou Lisa Martin, Chief Procurement Officer da GSK.

“Na Haleon, o nosso objetivo é melhorar a saúde quotidiana com humanidade. A saúde quotidiana das pessoas está diretamente relacionada com a saúde do nosso planeta, pelo que levamos muito a sério o nosso compromisso de reduzir a pegada ambiental,” disse Sarah McDonald, VP of Sustainability da Haleon. “A colaboração é fundamental para atingirmos os nossos objetivos de sustentabilidade ambiental e, ao estabelecermos parcerias com organizações com os mesmos objetivos, podemos ampliar o nosso impacto e promover mudanças significativas. Esta iniciativa é uma parte vital do nosso objetivo de alcançar emissões net-zero de carbono desde a fonte até à venda até 2040.”

“Na Gilead Sciences, os investimentos e parcerias responsáveis a longo prazo são cruciais para alcançarmos um mundo mais saudável para todos. A nossa transição para 100% de energia renovável em 2025 assenta no fornecimento contínuo de energia limpa, e este programa é fundamental para atingirmos o nosso objetivo de operações net-zero até 2030.  É um claro privilégio podemos liderar com as nossas ambições e contribuir para a criação de novas infraestruturas ecológicas com os nossos pares. As alterações climáticas são indiferentes a conquistas isoladas, mas vão ser profundamente transformadas por uma urgência coletiva de fazer melhor pelo nosso planeta. Um futuro em que cumprimos a nossa responsabilidade de fornecer medicamentos sem criar a necessidade de mais será definido por esforços de colaboração cruzada como este,” acrescentou Joydeep Ganguly, SVP of Corporate Operations da Gilead Sciences.

“A assinatura deste PPA virtual reafirma o nosso compromisso de oferecer soluções net-zero personalizadas e adaptadas às necessidades dos nossos parceiros,” comentou Mirko Molinari, Chief Commercial Officer da X-ELIO. “Estamos muito satisfeitos por colaborar com um programa de referência como o Energize e contribuir para o seu ambicioso objetivo de descarbonizar a cadeia de abastecimento dos setores farmacêutico e da saúde.”

“Tirar o máximo partido da nossa energia e recursos é crucial à medida que avançamos coletivamente para soluções mais sustentáveis em todas as indústrias, e a nível global,” afirmou John Powers, Vice President, Global Renewable da Schneider Electric. “O programa Energize visa impulsionar a descarbonização da cadeia de abastecimento nas indústrias farmacêutica e da saúde, enquanto serve como um manual para outros setores à medida que tentam lidar com os aspetos notoriamente mais desafiadores da descarbonização – as emissões de Alcance 3.”

O maior fator de emissões para o setor farmacêutico e dos cuidados de saúde é a cadeia de abastecimento que representa mais de 50% das emissões. O programa Energize, gerido pela Schneider Electric, é patrocinado por 24 empresas do setor, e tem como objetivo proporcionar educação sobre eletricidade renovável e apoio à aquisição sem custos para os seus fornecedores. Este apoio permite que os fornecedores deem passos tangíveis para atingir os objetivos de descarbonização.

Recentemente, o Energize celebrou o primeiro PPA multi-comprador para 563,7 GWh de eletricidade renovável por ano durante um período de 10 anos. Esta iniciativa que envolve toda a indústria provouter sucesso, como evidenciado pelo desenvolvimento demonstrado através de múltiplas coortes de PPA que investem em fornecimento de eletricidade renovável a longo prazo.

A divisão de Sustainabity da Schneider Electric serviu como consultora das quatro empresas que participaram nesta segunda coorte durante o processo de aquisição e negociação do PPA.


[1] Fator de emissões baseado na localização para Espanha a 170,4 gramas de CO2/kWh convertido em toneladas métricas de CO2/GWh; Agência Internacional da Energia, Relatório ‘Emissions Factors 2024’ com dados de 2022: www.iea.org/data-and-statistics/data-product/emissions-factors-2024

[2] O consumo médio anual de eletricidade dos agregados familiares em Espanha é de 3 272 kWh; Relatório da Red Electrica de Espana: www.ree.es/sites/default/files/smart_consumption_guide.pdf

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.schneider-electric.pt