renováveis magazine

Programa Energize da Schneider Electric

Programa Energize da Schneider Electric descarboniza cadeias de abastecimento do setor da saúde

Schneider Electric anunciou um progresso entusiasmante no programa Energize para a descarbonização da cadeia de abastecimento, em nome dos patrocinadores do mesmo. A primeira coorte de compradores do programa Energize reúne 8 empresas para adquirir energia renovável através de 7 novos projetos solares em Espanha, contando com 2 empreendedores.

Os sistemas de saúde são responsáveis por quase 5% de todas as emissões globais, estando a maioria categorizada como emissões de Alcance 3. O programa Energize visa enfrentar os desafios atuais e futuros das alterações climáticas e o seu impacto na saúde humana, apoiando a descarbonização em toda a cadeia de abastecimento global da indústria.

Juntos, três patrocinadores do programa Energize – a Takeda Pharmaceuticals International AG, a Teva Pharmaceutical Industries e a UCB – e os fornecedores Avantor, Organon LLC, Perrigo e West Pharmaceutical Services Inc., colaboraram para levar a cabo uma compra total agregada de 305 GWh de energia renovável à Zelestra. Para além disso, a Takeda, a Teva Pharmaceuticals, a Labcorp e a West Pharmaceutical Services compraram 258,7 GWh de energia renovável à Bruc.

No total, as 8 empresas assinaram 27 Contratos de Aquisição de Energia (PPA, na sua sigla em inglês) para 563,7 GWh de energia renovável por ano durante um período de 10 anos. Isto representa uma estimativa de 393 795 toneladas métricas de CO2 evitadas por ano, ou o equivalente ao consumo anual de energia de 51 355 agregados familiares[1]. O investimento combinado vai apoiar 3 novos projetos solares construídos pela Zelestra e 4 novos projetos solares construídos pela Bruc em Espanha; a capacidade total destes projetos é superior a 280 MW.

Este PPA multi-comprador exemplifica a missão do Energize de aumentar o acesso à eletricidade renovável para a cadeia de abastecimento de produtos farmacêuticos e de cuidados de saúde, mitigando simultaneamente o impacto ambiental global da indústria. Até ao momento, o programa (estabelecido em 2021) proporcionou educação e apoio na aquisição de eletricidade renovável a mais de 750 fornecedores. Cinco novos patrocinadores – Almirall, Bayer, Kenvue, Sandoz e Schott – também se juntaram ao Energize este ano. O grupo de 24 empresas patrocinadoras ampliou o seu compromisso com o programa até 2028.

“Enquanto colaboradores deste Contrato de Aquisição de Energia virtual, estamos a demonstrar liderança e compromisso para com as energias renováveis; e não apenas dentro da nossa indústria, mas também como membro-chave de iniciativas como o Energize. Cobrindo a maior parte das nossas necessidades de eletricidade na Europa e quase metade a nível global, estamos a definir o padrão para uma utilização responsável da energia e a progredir em direção ao nosso objetivo a longo prazo de emissões net-zero,” afirmou Amalia Adler Waxman, Head of Sustainability da Teva Pharmaceuticals.

O Programa Energize é um componente importante da estratégia de ação climática da Avantor, permitindo-nos adicionar eletricidade renovável significativa ao nosso portefólio,” disse Rachel Kaufman, Vice President of Sustainability da Avantor. “Enquanto parceiro-chave para a indústria farmacêutica, temos também o prazer de apoiar os seus esforços para descarbonizar as emissões da cadeia de abastecimento.”

“A saúde do planeta é fundamental para a saúde dos pacientes, e é nossa responsabilidade fazer tudo o que pudermos para reduzir o impacto ambiental dos nossos negócios e da nossa cadeia de valor,” comentou Thomas Wozniewski, Global Manufacturing & Supply Officer da Takeda. “Este programa vai ser uma alavanca importante para nos ajudar a atingir as emissões net-zero de gases com efeito de estufa na nossa cadeia de valor até 2040.”

À medida que enfrentamos a realidade urgente da crise climática, entendemos que a ação coletiva é essencial. Na UCB estamos empenhados em impulsionar a transição ecológica, também através das energias renováveis. Ao estabelecermos parcerias importantes, como o programa Energize, esforçamo-nos por alcançar resultados significativos de descarbonização e ampliar o nosso impacto para além daquilo que podemos alcançar sozinhos. Juntos, estamos a construir um futuro mais sustentável,” declarou Katiana Lavarone, Chief Procurement Officer da UCB.

Estamos entusiasmados com o anúncio do primeiro acordo do Energize, que representa um marco importante na história desta colaboração. Fomos um dos co-fundadores do Energize em 2021, e o programa é uma parte importante do nosso plano para reduzir as emissões da nossa cadeia de valor em 80% entre 2020 e 2030,” asseverou Lisa Martin, Chief Procurement Officer da GSK. “Este novo acordo de energia solar, incluindo 4 dos fornecedores da GSK na Europa, destaca o nosso compromisso coletivo para descarbonizar e apoiar a transição da indústria para as energias renováveis.

A divisão de Sustainability Business da Schneider Electric serviu como consultor para os 8 participantes deste grupo durante todo o processo de aquisição e negociação do PPA. O Sustainability Business vai manter-se como gestor do programa Energize, apoiando a colaboração com os patrocinadores do programa e a Pharmaceutical Supply Chain Initiative (PSCI) para aumentar o acesso a novas e inovadoras opções de aquisição de eletricidade renovável.


[1] Esta referência energética doméstica utiliza uma calculadora de equivalência de agregados familiares dos EUA. Ver mais aqui.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.schneider-electric.pt