Programa da igus para a reciclagem de calhas articuladas

No programa de reciclagem de calhas articuladas, os clientes podem enviar as calhas articuladas que já não utilizam à igus para reciclar e, em troca, recebem um vale no valor do material enviado, independentemente do fabricante das calhas articuladas.

Os componentes para máquinas fabricados em plástico tornaram-se indispensáveis na indústria, por isso é natural perguntar qual será a situação de reciclagem no final da sua duração de vida. No programa de reciclagem de calhas articuladas, os clientes podem enviar as calhas articuladas que já não utilizam à igus para reciclar e, em troca, recebem um vale no valor do material enviado, independentemente do fabricante das calhas articuladas. Uma das empresas que experimentou o programa chainge é o fabricante de máquinas Busch Microsystems.

O Diretor de projeto do fabricante de máquinas de Langenlonsheim foi confrontado com a situação de um cliente não poder aceitar um sistema de módulos lineares multiaxial com 3 eixos, recentemente desenvolvido e já construído. No final, teve de ser desmontado. E as calhas articuladas, que pesavam um total de 400 quilos, deixaram subitamente de ser necessárias. Então, onde é que se devem eliminar as calhas articuladas?

O objetivo do programa de reciclagem chainge é reciclar o plástico das calhas articuladas, reutilizá-lo e, portanto, integrá-lo num ciclo de materiais recicláveis. Assim é possível enviar as calhas articuladas em plástico inutilizadas e limpas para a igus, independentemente do fabricante e receber em troca um voucher. Os plásticos são, então, classificados por tipo de material, triturados e preparados para manter os standards de qualidade no processo de produção. Os plásticos de empresas externas são postos à venda como material granulado. Esta é uma alternativa sustentável porque normalmente a calha articulada é simplesmente eliminada com outros resíduos plásticos. A reciclagem quase nunca ocorre. Na maioria das fábricas, o procedimento habitual consiste em remover as calhas articuladas das máquinas e colocá-las em contentores de resíduos industriais, e os plásticos são então, na sua maioria, incinerados.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
[email protected] · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Translate »