O Projeto VEBEE visa promover a valorização de biomassa vegetal como fonte de energia renovável e fomentar a eficiência energética, contribuindo para a transição energética e a descarbonização da economia local através de uma abordagem de economia circular.
A Missão integrou representantes da DGEG, do Centro da Biomassa para a Energia (CBE), do Laboratório Colaborativo para as Biorefinarias (BIOREF) e da empresa SCIVEN – Desenvolvimento e Exploração de Sistemas de Energia. A comitiva portuguesa realizou várias reuniões com autoridades locais, como a Embaixada de Portugal, a Ministra do Ambiente de São Tomé e Príncipe, a DGRNE e a Direção Geral do Ambiente (DGA) de São Tomé e Príncipe, bem como outras entidades locais como o Instituto Marquês Vale Flor (IMVF) e o Centro de Formação Profissional Budo-budo. Foram discutidas as oportunidades e desafios para a implementação da solução de valorização energética preconizada para a segunda fase do projeto VEBEE.

Um dos destaques da Missão foi a visita à fábrica de carvão ecológico da Ecoblása, onde se analisou o processo de produção de briquetes de carvão vegetal a partir de resíduos agroindustriais, como a casca de coco, uma prática que integra os princípios da economia circular ao reaproveitar resíduos endógenos locais. No âmbito do projeto VEBEE, pretende-se nomeadamente, melhorar a eficiência deste processo produtivo e a qualidade do produto final.
O projeto VEBEE procura valorizar os subprodutos das fileiras da agroindústria e da indústria transformadora da madeira. Neste âmbito, foram estabelecidos contactos com a maior empresa de exploração de coco da ilha (Valúdo) e com as associações e com a recentemente criada cooperativa de produtores de coco. Estes encontros permitiram compreender as divergências de perspetivas entre produtores agrícolas e a indústria, essenciais para garantir a sustentabilidade do projeto e uma economia circular robusta.
Adicionalmente, a Missão permitiu estabelecer contacto com a ONG WACT, que desenvolve o projeto Bô Energia para a produção de briquetes a partir de serradura proveniente das carpintarias da Roça Agostinho Neto. Esta iniciativa visa criar um combustível sólido renovável, que contribua para a redução da desflorestação na ilha e funcione como uma alternativa sustentável à lenha utilizada nas habitações.
Durante as reuniões foram ainda abordadas preocupações relativas à problemática dos resíduos sólidos urbanos e as possíveis soluções para a sua gestão e aproveitamento energético. A Missão concluiu com um plano de ação e novos desafios para reforçar as parcerias e acelerar a execução do projeto, sublinhando a importância de uma abordagem colaborativa e inovadora para o desenvolvimento energético sustentável em São Tomé e Príncipe. A aposta na valorização de resíduos e na produção de biocombustíveis representa um passo importante para a redução da pegada de carbono e para a construção de um futuro mais sustentável.
CBE – Centro da Biomassa para a Energia
Tel.: +351 239 532 436
geral@centrodabiomassa.pt · www.centrodabiomassa.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Evolução de cotações na área da biomassa de origem florestal” da edição 57 da renováveis magazine;
- Artigo “A biomassa proveniente da madeira continuará a ser considerada energia renovável” da edição 55 da renováveis magazine;
- Artigo “Potencialidades de valorização do dreche para a redução da fatura energética de pequenas cervejeiras artesanais” da edição 56 da renováveis magazine;
- Artigo “Finalização do projeto “Valorização energética da biomassa vegetal em São Tomé e Princípe”” do espaço CBE na renováveis magazine;
- Case Study “valorização de subprodutos agroflorestais, de resíduo a recurso energético sustentável e de elevado potencial” da edição 43 da renováveis magazine;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Novas cadeias de valor para a reindustrialização sustentável de Portugal
-
Agenda transForm – Valorização da biomassa lenhosa à escala regional
-
Missão do CBE a Moçambique
-
Workshop sobre inovação para a circularidade na bioeconomia
-
A biomassa proveniente da madeira continuará a ser considerada energia renovável
