O PNEC 2030 estabelece metas ambiciosas e um conjunto de medidas inovadoras para acelerar a transição energética. Entre os objetivos mais destacados, destacam-se:
- Aumento da quota de energias renováveis no consumo bruto de energia: o objetivo inicial de 47% foi elevado para 51% até 2030, demonstrando o compromisso do país em diversificar a sua matriz energética e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
- Nova meta para a energia renovável no setor da eletricidade: a nova meta para a quota de energias renováveis no consumo bruto de energia do setor da eletricidade até 2030 é de 93%, um aumento significativo em relação aos objetivos anteriores.
- Expansão da capacidade instalada de tecnologia solar fotovoltaica: a meta para a capacidade instalada de tecnologia solar fotovoltaica foi elevada para 20,8 GW, o que representa um crescimento exponencial em relação aos níveis atuais.
- Além disso o PNEC prevê a capacidade de armazenamento hídrico até 4 GW, o que é suficiente para garantir as metas de emissões previstas no PNEC 2030 (tendo em conta a capacidade prevista de armazenamento hídrico de 3,9 GW, complementada com o crescimento de sistemas de armazenamento estacionários).
Por sua vez, o PRR oferece os recursos financeiros e os mecanismos de implementação necessários para alcançar as metas estabelecidas no PNEC. Através de investimentos em eficiência energética em edifícios, promoção do hidrogénio verde, desenvolvimento da mobilidade sustentável e apoio a outras fontes renováveis, o PRR acelera a transição energética e contribui para a criação de uma economia mais verde e resiliente.
Sinergias e impactos
A sinergia entre o PNEC 2030 e o PRR está a impulsionar uma série de transformações positivas em Portugal, entre elas o desenvolvimento de um mercado dinâmico de energias renováveis: os investimentos e as políticas favoráveis estão a atrair novos players e a estimular a inovação tecnológica.
A criação de empregos verdes é outro dos eixos principais. A transição energética está a gerar novas oportunidades de emprego em setores como a instalação de painéis solares, a produção de equipamentos e a gestão de redes energéticas.
Outro dos objetivos destes dois planos é o aumento da resiliência do sistema energético: a diversificação da matriz energética e o desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia tornam o sistema energético mais robusto e menos vulnerável a choques externos.
Em suma, Portugal está a dar passos decisivos rumo a um futuro mais sustentável. As ambiciosas metas do PNEC 2030, apoiadas pelos investimentos do PRR, posicionam o país como um exemplo a seguir na transição energética.
Na GoodWe estamos a acompanhar o desenvolvimento das tecnologias renováveis com o fornecimento e formaçao dos profissionais que vão dirigir esta transição. A nossa presença no mercado português é uma aposta decisiva. Acreditamos no potencial de transformação destes instrumentos para alcançar a descarbonização e resiliência do sistema energético português. Os nossos equipamentos (inversores, baterias, carregadores e sistemas de monitorização) fornecerão tecnologia de ponta para acelerar e otimizar esta transição.
GoodWe
Tel.: +34 951 128 056
sales.pt@goodwe.com · servico.pt@goodwe.com
www.goodwe.com
Outros artigos relacionados
- Artigo “O cumprimento da promessa solar” da edição 60 da Renováveis Magazine;
- Artigo “Economia verde e eletricidade renovável em Portugal” da edição 60 da Renováveis Magazine;
- Artigo “Para quando a flexibilidade e geração descentralizada?” da edição 58 da Renováveis Magazine;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Incentivos e biometano, o casamento perfeito para um futuro sustentável
-
Tecnologias de armazenamento energético e as suas aplicações
-
Aproveitamento de geotermia em Portugal Continental – dois casos de sucesso
-
Descarbonização industrial e hidrogénio verde
-
Catalisador da transição energética e inovação tecnológica na Europa