No passado dia 25 de setembro, a Prysmian realizou na antiga Real Companhia Velha (Vila Nova de Gaia), um evento que ligou a marca ao futuro e criou novas memórias na família Prysmian. Este evento reuniu 170 profissionais do setor que conheceram a estratégia do futuro da Prysmian e onde a marca reafirmou o seu compromisso com a sustentabilidade.
Com o slogan da energia que nos liga, a marca promoveu, no reservado espaço The Baron’s Hall & Gallery, um acontecimento memorável e transformador para todos os presentes. Logo à chegada, os cerca de 170 participantes sentiram a energia que os liga à Prysmian através de uma pulseira que os transportou ao futuro, num momento considerado como muito importante.
A energia que nos liga ao futuro

O evento, conduzido pela jornalista Estela Machado, prosseguiu envolvido num ambiente descontraído, mas repleto de momentos emotivos. As intervenções começaram com Nuno Pinto, CCO Portugal & Angola Prysmian, que explicou detalhadamente à plateia a mudança da marca em Portugal. “Agora somos Prysmian. Abraçamos o grupo global de que fazemos parte, com ainda mais força para o futuro”, acrescentando que a empresa quer uma continuidade, com a “mesma equipa, competência e compromisso”.
Seguiu-se o CEO da Prysmian Iberia, Jordi Calvo, que apresentou a estratégia ibérica, evidenciando o contributo de Portugal no sucesso deste mercado. “Somos líderes de mercado e em capacidade tecnológica”, afirmou Jordi, assinalando que a missão da empresa é oferecer produtos e soluções sustentáveis e inovadoras, abrindo assim caminho às novidades tecnológicas. “Queremos antecipar as mudanças. E já estamos a fazê-lo com a nova gama de produtos e- SenS, oferecendo soluções sustentáveis. Contamos, obviamente, com Portugal que está no centro da nossa estratégia, a produção é local”, realçou o responsável ibérico.

Também Marcello del Brenna, CEO Europe, Prysmian marcou presença, orientando a sua intervenção para as questões da sustentabilidade e do crescimento. “Lideramos em inovação e sustentabilidade, em linha com nosso compromisso com a descarbonização global, a eletrificação e o desenvolvimento sustentável”, declarou o dirigente da Prysmian, destacando ainda que o crescimento tem vindo a ser “construído com as pessoas e as comunidades, acumulando talentos”.

Nova geração de cabos com pegada de carbono reduzida
A Prysmiam reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo ficado bem patente nas intervenções dos líderes da empresa, que destacaram a contínua aposta da Prysmian na investigação de produtos e soluções mais inovadoras, sublinhou a apresentadora do evento, momentos antes de lançar a convidada seguinte.
Fernanda Ré, da equipa I&D da Prysmian, em Portugal, deu a conhecer, em primeira mão, aos participantes o trabalho que está a desenvolver para a linha e-SenS.
Para a investigadora de inovação e desenvolvimento de produtos não há dúvidas de que “estamos perante uma nova forma de pensar, colocando a inovação tecnológica ao serviço da sustentabilidade. A inovação tem um papel fundamental na criação desta linha de produtos e-SenS. Conseguimos reduzir a pegada ecológica em 29% em algumas gamas, mas queremos ir mais longe”.
Segundo Fernanda Ré, estamos a assistir a uma evolução técnica. Trata-se de uma nova geração de cabos com pegada de carbono reduzida, o que permite às empresas clientes reduzir as suas próprias emissões de CO2 e minimizar o impacto ambiental dos seus projetos.
Esta nova aposta em produtos com pegada de carbono reduzida através da integração de matérias-primas recicladas e bioatribuídas reafirma o compromisso da Prysmian com a transição energética e com o objetivo de atingir uma meta de carbono zero até 2035.
A Prysmian assume, mais uma vez, a dianteira, colocando a sustentabilidade no centro da inovação, com o envolvimento das pessoas e em comunidade. Aliás, princípios que orientam e refletem o compromisso que assume com a sociedade, garantindo assim um futuro mais sustentável para as novas gerações.
Na Prysmian, há uma energia que liga as pessoas…
Com uma ligação antiga à Prysmian, resultante dos negócios da família aos cabos elétricos, Ricardo Costa, doGrupo Bernardo da Costa (GBC), contribuiu para mais um momento relevante, levando a plateia a refletir sobre a felicidade nas organizações. “Percebi logo à chegada a este evento que estamos perante um caso de grande longevidade de uma empresa e que, acima de tudo, trata bem as pessoas. Apostar nas pessoas dá bons resultados”, elogiou o CEO da GBC.
… e as Comunidades onde marca presença
Na Prysmian há, efetivamente, uma energia que abraça pessoas, mas também as comunidades onde está presente, apoiando sonhos e fortalecendo o desenvolvimento de cada região.
Para abordar a questão da responsabilidade social corporativa, subiu ao palco Alexandre Silva, responsável RH, Portugal & Angola, salientando a importância do compromisso social nas comunidades. “A nossa energia está no compromisso com as pessoas. Temos essa responsabilidade social de contribuir para o bem comum.”
Alexandre Silva partilhou com os presentes o projeto no qual a Prysmian está envolvida juntamente com a ACREDITAR – Associação de pais de crianças e jovens que têm ou tiveram cancro. “Vamos abrir o coração e contribuir juntos para algo maior. Vamos dar um donativo à Acreditar, acendendo mais um ponto de luz na luta destas famílias. A nossa energia vai muito mais além dos cabos, toca pessoas, apoia projetos reais”, anunciou o responsável.
A Prysmian vai apoiar financeiramente o Programa de Orientação de Projetos de Vida e Capacitação para a Empregabilidade. O objetivo deste programa passa por criar momentos de acompanhamento e formativos de adolescentes e jovens, trabalhando competências, em questões muitos práticos, que os levem a atingirem os seus objetivos e a integração no mercado de trabalho.
Uma energia que pode mudar vidas
A gestora da Região Norte na Associação Acreditar, Ana Monteiro, encerrou a ronda de convidados, explicando o projeto e o alcance da parceria com a Prysmian. “Na Acreditar acompanhamos todo o percurso das famílias. A doença traz muitas alterações na pessoa, na família e impacta ainda os objetivos de vida. Sentimos a necessidade de trabalhar esses projetos de vida, criando programas formativos”.
Ana Monteiro escolheu a palavra humanização para definir a iniciativa da Prysmian, participando em mais um momento de interação entre os presentes, quando todos foram desafiados a descrever o evento com uma palavra no Mural Prysmian.

Esta nova linha de cabos e-SenS para parques solares fotovoltaicos da Prysmian apresenta-se, naturalmente, como uma solução que otimiza o desempenho das parques solares. Cria igualmente um impacto positivo no ambiente e na sociedade, garantindo assim um futuro mais sustentável para as novas gerações.
As pulseiras acenderam-se, mais uma vez, lembrando que a partilha de conhecimento daria lugar ao convívio, encerrando o evento que ficará na memória da família Prysmian, agora ainda mais ligada à energia que a une à marca global.
Prysmian Group
Tel.: + 351 219 678 500
info.celcat@prysmiangroup.com · www.prysmiangroup.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Phoenix Contact projeta a automação do futuro na SPS 2025
-
Cleanwatts Digital e Penha Longa Resort firmam parceria para monitorização energética e hídrica
-
Comissão Temática de Energia e Clima da CPLP lança Roteiro de Cooperação 2030 em Maputo
-
Schneider Electric acelera descarbonização do Âmbito 3
-
Solar Heat Worldwide 2025: os principais mercados em análise
