As instalações fotovoltaicas a grande escala estão a crescer tanto em tamanho e em potência, como em tensão de serviço, e as zonas geográficas onde se instalam estão cada vez mais expostas a situações climáticas extremas e imprevisíveis, como chuvas e inundações. A combinação de ambos os elementos pode causar a deterioração dos cabos e esta falha pode implicar consequências negativas para a produção elétrica, a fiabilidade e a continuidade do fornecimento energético e, portanto, para o retorno do investimento nessas instalações.
A Prysmian PRYSOLAR é uma solução inovadora baseada na experiência e no know‑how do Prysmian Group há mais de 20 anos, tanto no desenho como na produção de cabos fotovoltaicos. Foi idealizada para enfrentar os desafios mais imprevisíveis e suportar as condições climáticas reais a que as instalações fotovoltaicas se veem submetidas.
Para a interligação de diversos elementos em sistemas fotovoltaicos com uma tensão até 1,8 kV em CC, o novo desenho proporciona uma ótima resistência à água a longo prazo e aos raios ultravioleta (UV), tendo uma vida térmica útil estimada de 30 anos.
A Prysmian Prysolar é, portanto, a solução idónea para a indústria solar fotovoltaica graças à sua alta fiabilidade, o que permite uma maior eficiência operativa dos ativos, maximizando o retorno do investimento.
Novo protocolo de testes WET-I 1500
A indústria solar fotovoltaica é uma indústria muito dinâmica que avança mais rápido do que os padrões do mercado, que não incluem ainda testes de longa duração em corrente contínua de resistência à água para cabos que garanta esse desempenho.
Nem as condições de teste contempladas atualmente (AD7 segundo as normas EN 50618 e IEC 62930) para os cabos fotovoltaicos, nem os testes utilizados por alguns fabricantes baseados em testes AD8 definidos para 750 V CA, permitem garantir desempenhos de resistência à água em corrente contínua com as tensões a que as instalações fotovoltaicas funcionam atualmente (1500 V). Portanto, não estão em condições de garantir a sua vida útil a longo prazo.
Por isso, e tendo em conta este vazio e respondendo às exigências a este respeito da indústria solar fotovoltaica, o Prysmian Group desenvolveu um ensaio específico que denominamos WET-I 1500 para certificar a resistência à água a longo prazo dos cabos em corrente contínua.
Este ensaio, cujo objetivo é a simulação de uma situação equivalente àquela a que os cabos estão expostos numa instalação solar fotovoltaica, consta da imersão dos cabos nas seguintes condições:
WET-I 1500 | |
---|---|
Duração | >1500 ciclos |
Tensão | 1800 V CC |
Temperatura da água | 70 °C |
Prysmian Group
Tel.: + 351 219 678 500
info.celcat@prysmiangroup.com · www.prysmiangroup.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
MLDUARTE apresenta máquinas bate-estacas YENI BALKAN na Península Ibérica
-
ChargeGuru prepara estacionamento em condomínios com infraestrutura coletiva de carregamento elétrico
-
Novo PIKO CI 100 da Kostal renova instalação fotovoltaica de 300 kW
-
Sistemas integrados de climatização inteligente SOLIUS
-
Veículo elétrico: importantes novidades da Diretiva Europeia (UE) 2024/1275