PVAccelerator

PVAccelerator selecionado para programa europeu de aceleração

A ferramenta ajuda as empresas de projetistas e instaladores a reduzir custos e aumentar as vendas e ao mesmo tempo favorece a adoção massiva da energia solar nas cidades.

A Comissão Europeia, através do DigiCirc, programa de aceleração para a digitalização da economia circular, selecionou o consórcio ibérico PVAccelerator, que junta a startup espanhola ieco.io e a consultora portuguesa RdA Climate Solutions para desenvolverem e lançarem no mercado português uma ferramenta inovadora de simulação de produção fotovoltaica. O programa de aceleração inclui formação, ações de mentoring e coaching e uma oportunidade de networking.

Com este programa, ficará disponível em Portugal a ferramenta online ieco.io, que permite simular e desenvolver propostas para instalações fotovoltaicas em autoconsumo de forma precisa e intuitiva. Além de incluir as tarifas elétricas e os impostos portugueses, o consórcio trabalhará em duas novas funcionalidades: autoconsumo coletivo e análises de ciclo de vida (LCA em inglês).

Segundo Jorge Rodrigues de Almeida, Managing Director da RdA Climate Solutions “a utilização da ferramenta desenvolvida pela ieco.io permite que empresas de todas as dimensões possam simular produções fotovoltaicas de forma eficaz, precisa e atrativa para os clientes, sendo que o programa de aceleração DigiCirc “vem no momento certo, pois a discussão sobre as comunidades de energia está a impulsionar o mercado do fotovoltaico e é necessário garantir que as pequenas empresas tenham ferramentas visualmente atrativas e atualizadas, mas sem descurar uma elevada qualidade e fiabilidade”.

Desde o seu lançamento, no final do ano passado, a plataforma online ieco.io tem obtido reconhecimento no mercado espanhol devido à sua simplicidade e precisão, o que permite, dimensionar instalações fotovoltaicas de forma mais rápida e com propostas atrativas. A ferramenta ajuda as empresas de projetistas e instaladores a reduzir custos e aumentar as vendas e ao mesmo tempo favorece a adoção massiva da energia solar nas cidades. O potencial impacto da ferramenta juntamente com a comprovada experiência e capacidade dos membros do consórcio foram os principais motivos da seleção do projeto.

Segundo Clara Casas, cofundadora de ieco.io, “colaborar com a RdA neste programa de aceleração apresenta-se como uma grande oportunidade para incluir, por um lado particularidades do mercado português, e por outro novas funcionalidades do autoconsumo coletivo, que está a dar os primeiros passos no mercado ibérico. Desta forma impulsionamos o mercado fotovoltaico e a transição energética em Portugal e Espanha. Este será um primeiro passo para a expansão para o resto da União Europeia”.

O programa DigiCirc apoia, nesta primeira fase, um restrito grupo de 17 consórcios, que foram selecionados através de um processo competitivo para implementarem soluções inovadoras de economia circular em cidades. Está prevista, ainda em 2021, a abertura de duas novas oportunidades para candidaturas, nomeadamente no âmbito da economia azul e bioeconomia

RdA Climate Solutions
Tel.: +351 256 592 192
rda@rda.pt · www.rda.pt