Qbeiras Energia desenvolve 1º projeto no âmbito do novo departamento de I&D

Qbeiras Energia desenvolve 1º projeto no âmbito do novo departamento de I&D

Surge em 2020 o Departamento Qbeiras I&D que, decorrente da experiência obtida, procura inovar e reinventar os variados setores da indústria, pretendendo desenvolver uma solução inovadora de aproveitamento energético de resíduos. O objetivo do 1.º projeto será conceptualizar um processo a comercializar, que através de processos de tratamento e conversão energética de resíduos, estes possam ser aproveitados para a produção de energia sob diferentes formas, nomeadamente elétrica, mecânica ou calorífica. A ideia de partir para a I&D de um novo processo tem por base várias problemáticas que afetam diretamente a indústria, como o esgotamento de recursos fósseis, as emissões carbónicas, o elevado custo da energia e a gestão de resíduos industriais.

Surge em 2020 o Departamento Qbeiras I&D que, decorrente da experiência obtida, procura inovar e reinventar os variados setores da indústria, pretendendo desenvolver uma solução inovadora de aproveitamento energético de resíduos. O objetivo do 1º projeto será conceptualizar um processo a comercializar, que através de processos de tratamento e conversão energética de resíduos, estes possam ser aproveitados para a produção de energia sob diferentes formas, nomeadamente elétrica, mecânica ou calorífica. A ideia de partir para a I&D de um novo processo tem por base várias problemáticas que afetam diretamente a indústria, como o esgotamento de recursos fósseis, as emissões carbónicas, o elevado custo da energia e a gestão de resíduos industriais.

Foram já desenvolvidas análises de caraterização de resíduos e ensaios numa pequena unidade piloto. Este 1º projeto demonstrou a viabilidade de transformar resíduos industriais ou resíduos de limpeza de florestas num gás valioso, rico em hidrogénio e outros produtos altamente relevantes em termos de poder calorífico e interessantes para a indústria. Do sucesso deste desenvolvimento experimental, que passa também pela construção de um protótipo, a finalidade é ser tecnologicamente viável, ser eficiente e criar um processo para as empresas serem ambientalmente competitivas. Ora, a matriz da investigação iniciada em 2020 é muito complexa, implicando uma solução diferenciada de aproveitamento energético de resíduos que se apresenta ao mercado como competitiva e válida economicamente.

Grupo Qbeiras
Tel.: +351 232 940 735 · Fax: +351 232 945 491
geral@qbeiras.pt · www.qbeiras.pt

Translate »