qualidade de painéis solares fotovoltaicos

qualidade de painéis solares fotovoltaicos – 2.ª parte

Os pontos quentes (hot spots) são defeitos que ocorrem num painel fotovoltaico quando uma célula…

O presente artigo foca-se na qualidade dos painéis solares fotovoltaicos. Identificam-se as razões pelas quais este é um aspeto fulcral para a qualidade das instalações, no que se refere ao seu desempenho e segurança. São apresentadas as principais causas de defeito e falha, bem como as melhoras práticas para selecionar painéis fotovoltaicos.

Defeitos em painéis fotovoltaicos e suas implicações

Ocorrência de Pontos Quentes

Os pontos quentes (hot spots) são defeitos que ocorrem num painel fotovoltaico quando uma célula não consegue transportar a corrente de pico que está a ser gerada pelas restantes células, superior à sua corrente de curto-circuito, e é forçada a entrar em operação inversa, dissipando a corrente de pico que está a ser gerada. As potências térmicas atingidas podem causar danos irreversíveis na célula e no módulo.

Na Figura 4 apresenta-se uma imagem termográfica de um ponto quente num painel fotovoltaico. A severidade dos efeitos visíveis de um ponto quente é muito variável – tanto pode ser invisível a olho nu, como resultar no derretimento localizado da célula e até do encapsulante, ocorrências que apresentam um impacto visual significativo. No limite também pode ocorrer a quebra de vidro. Não foram no entanto até hoje observadas ocorrências de ignição do painel originadas num ponto quente numa célula, sendo assim o risco associado desprezável. Não obstante, se o ponto quente comprometer a continuidade do circuito elétrico, estão criadas as condições para a ocorrência de um arco elétrico de série, o que por sua vez constitui risco de incêndio, como exposto anteriormente.

Maria João Rodrigues
Presidente APISOLAR
presidente@apisolar.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº12. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »