que inversor devo escolher

que inversor devo escolher?

Actualmente, os distribuidores especializados já oferecem milhares de tipos de módulos e todos os dias são lançados…

Actualmente, os distribuidores especializados já oferecem milhares de tipos de módulos e todos os dias são lançados novos módulos no mercado. Todos os anos são lanaçados novos modelos, especialmente na área da tecnologia de película fina, mas também existe uma enorme variedade de inversores. O que pode parecer um duplo dilema no princípio, acaba por ser a solução. De facto, existe um inversor adequado a qualquer tecnologia de módulos existente.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar a combinação correcta entre módulo fotovoltaico e inversor. Os módulos têm simplesmente demasiadas características distintas. Existem diversos tamanhos e classes de potência. São disponibilizados com ou sem armações , em versões flexíveis ou inflexíveis, fabricados com processos cristalinos ou de película fina e também com diversos materiais. Do mesmo modo, também existem vários modelos de inversores fotovoltaicos, que usam diferentes topologias e conceitos.

Por esse motivo, encontrará aqui em primeiro lugar um breve resumo das características mais relevantes dos inversores para a compatibilidade dos módulos, assim como para as tecnologias de módulos disponíveis. Posteriormente, iremos focar a nossa atenção nos problemas mais comuns na área dos módulos fotovoltaicos e iremos mostrar uma lista das combinações mais adequadas entre módulos fotovoltaicos e inversores que se destinam a evitar estes problemas; organizada por tecnologia de módulos.

SMA Ibérica Tecnologia Solar, S.L.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº8. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »