regulamento europeu de produtos de construção

regulamento europeu de produtos de construção identificação clara das classes de segurança contra incêndios em cabos

Pela primeira vez, de acordo com regulamento Europeu de Produtos de Construção, os cabos de energia…

Pela primeira vez, de acordo com regulamento Europeu de Produtos de Construção, os cabos de energia, controlo e comunicação, destinados a instalações permanentes em edifícios, devem ser testados e classificados com as novas Normas EN. A partir de 1 de julho de 2017, apenas cabos classificados de acordo com a tabela de reação ao fogo poderão ser comercializados no mercado europeu. Os cabos com integridade do circuito não são atualmente afetados pelo regulamento.

Os objetivos de segurança em caso de incêndio estão claramente definidos em muitos países europeus: a propagação do fogo e de fumo deve ser evitada e o resgate de seres humanos e animais terá que ser possível. Por uma questão de princípio, portanto, o uso de produtos de construção “facilmente inflamáveis” é proibido em todas as classes de edifícios.

A libertação de fumo representa o maior risco em caso de incêndio. A maioria das fatalidades num incêndio ocorre por envenenamento derivado ao fumo. Quanto menor for a quantidade de fumo gerada num incêndio, maiores serão as probabilidades de resgate. Por isso os cabos mais recentes apresentam baixa ou muito baixa emissão de fumo. Os danos relacionados com o incêndio e tempos de paragem após incêndio são significativamente reduzidos ao diminuir a corrosividade (acidez) dos gases de combustão a um mínimo com a utilização, por exemplo, de cabos sem halogéneo. Outro aspeto importante é produzir o menor número possível de gotículas flamejantes, o que pode reduzir a propagação do fogo em sistemas de cabos horizontais.

Policabos

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº28. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    Translate »