renováveis magazine

Renováveis para Jornalistas

Renováveis para Jornalistas

A ALER em parceria com a AMER e a ASAER estão a desenvolver uma ação de formação sobre Energias Renováveis para jornalistas, nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março.

A Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), em parceria com a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) e a Associação Angolana de Energias Renováveis (ASAER) estão a desenvolver uma ação de formação sobre Energias Renováveis para jornalistas.

Esta formação irá decorrer nos dias 28 de fevereiro, 1 e 2 de março das 10h00 às 12h00 (GMT+0) e será transmitida online. De acesso gratuito para todos os participantes, tem como destinatários jornalistas, profissionais da área da comunicação, assessores de imprensa, estudantes de jornalismo e público em geral que tenham interesse em adquirir conhecimento sobre as energias renováveis.

Durante as 6 horas totais de formação, serão abordados, no primeiro dia, os conceitos gerais sobre renováveis, entre os quais: Enquadramento global; Transição Energética; Fontes de Energia; Recursos e Tecnologias de Energias renováveis. O segundo dia de formação será dedicado a conceitos específicos sobre renováveis, entre os quais: Estrutura dos mercados de eletricidade; Enquadramento regulatório; Desenvolvimento e protagonistas de energias renováveis em cada país africano lusófono; e Fontes de Informação. Já no último dia de formação, prevê-se a realização de um debate sobre Os desafios do jornalismo de energia”, para o qual serão convidados jornalistas representantes de Portugal, de Angola, de Moçambique, de Cabo Verde, de São Tomé e Príncipe e da Guiné-Bissau.

Pretende-se com esta formação para Jornalistas, aprofundar conhecimentos sobre as energias renováveis e o contexto em que se inserem, compreender os principais conceitos do setor e dominar o vocabulário da área, fomentar a análise crítica dos jornalistas quando cobrem estes temas, identificar desafios e encontrar soluções para as dificuldades na cobertura mediática sobre energias renováveis nos países africanos lusófono, dar a conhecer os protagonistas do setor e as suas responsabilidades, facilitar contactos para pedidos de informação adicionais, entrevistas ou comentários e, ainda, criar uma rede de jornalistas da área.

As inscrições encontram-se abertas aqui e poderá obter mais informações no site da ALER, disponível aqui.

ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis
Tel.: +351 211 379 288
[email protected] · www.aler-renovaveis.org

Translate »