renováveis magazine

Renováveis produziram mais eletricidade do que o carvão

Renováveis produziram mais eletricidade do que o carvão

A realidade do consumo energético tem-se alterado, e um dos principais fatores que o justifica é o facto de a quantidade…

A realidade do consumo energético tem-se alterado, e um dos principais fatores que o justifica é o facto de a quantidade de energia produzida na Europa pelo setor das energias renováveis ter sido, em 2017, superior à gerada pelas fontes de carvão. Esta conclusão de um estudo realizado pelo Sandbag, grupo de reflexão dedicado às alterações climáticas, revela que há cinco anos, a produção elétrica com base no carvão era o dobro da gerada a partir das energias renováveis.

Segundo a investigação, a eletricidade produzida a partir de energias renováveis como a eólica, a solar e a biomassa, forneceu 679 terawatts-hora (TWh), enquanto o carvão apenas produziu 669 TWh. Apesar dos avanços registados, existe ainda um desequilíbrio entre as realidades dos países europeus. A Polónia e a República Checa são os mais dependentes do carvão, um combustível fóssil com elevado consumo na Europa de Leste e em Espanha, enquanto que, segundo a revista “New Scientist”, Holanda, Itália e Portugal “tomaram decisões em 2017 para deixar a produção de energia a partir do carvão.

Translate »