Revolução na distribuição de energia com o DC-POWER

Revolução na distribuição de energia com o DC-POWER

Consórcio internacional DC-POWER desenvolve um conceito revolucionário que desafia a distribuição de média tensão em micro-redes.

Prepare-se para um salto monumental em direção ao futuro da distribuição de energia! O projeto DC-POWER, financiado pela União Europeia, arrancou oficialmente em janeiro de 2024.

Coordenado pelo CEA (INES), este projeto inovador irá mostrar as maravilhas das redes de corrente contínua de meia tensão (MVDC) operando em bipolar ±1,5kV, inaugurando uma nova era de distribuição de energia sustentável, com pelo menos uma redução impressionante de 50% na utilização de cobre como condutor.

Background

Ao longo do último século, as redes continua e alternada (CA) têm sido a espinha dorsal da distribuição de eletricidade. No entanto, esta tendência tem vindo a evidenciar as suas deficiências devido ao aumento da produção local com fontes de energia renovável e a natureza da corrente contínua (CC) de muitas cargas elétricas modernas.

Assim, as redes modernas precisam de lidar com fluxos de energia bidirecionais, geração intermitente local a partir de energias renováveis ​​e armazenamento local de energia em baterias estacionárias. O projeto DC-POWER está pronto para enfrentar estes desafios com micro-redes de distribuição de média tensão usando CC em vez de AC, para redefinir a distribuição de energia.

O conceito visionário DC-POWER

Embora tenham existido iniciativas louváveis ​​em redes de distribuição CC de baixa tensão, a DC-POWER está a expandir os seus conceitos para a faixa da média tensão. O projeto apresenta o revolucionário D3Bus (Dual DC Distribution Bus), um bus DC bipolar que opera a ±1,5 kV. Esta maravilha tecnológica está marcada por uma transformação significativa, reduzindo perdas de energia na distribuição em 90% do tempo de inatividade, os custos de equipamentos e os requisitos de espaço, aumentando ao mesmo tempo a sustentabilidade.

Projetos Piloto: do conceito à realidade

DC-POWER demonstra, testa e valida o conceito do D3Bus em 2 projetos pilotos operacionais:

  • Um sistema eletrolisador de hidrogénio à escala industrial com uma potência total de 2 MW;
  • Um novo data center com potência de TI instalada de até 500 kW.

Ambos os pilotos são agraciados com painéis solares fotovoltaicos de tamanho considerável (200 kW), sendo que o data center também inclui uma solução de armazenamento diretamente acoplada com funcionalidade UPS.

O DC-POWER desenvolve o conceito completo do sistema, bem como vários conversores DC-DC, um AC frontend ativo, componentes de proteção do sistema e um sistema de gestão de potência/energia.

Liderado pela CEA (INES), o consórcio DC-POWER é composto por 10 parceiros de 6 países: França, Alemanha, Itália, Eslovénia, Suíça e Espanha. O consórcio inclui universidades, parceiros privados e industriais, garantindo um consórcio equilibrado e diversificado.

EU PVSEC
www.eupvsec.org

Translate »