painéis solares térmicos

Sabia que através de painéis solares térmicos pode poupar água?

Nas últimas décadas, o ser humano contribuiu para a poluição da atmosfera e das águas. Chegou a hora de termos mais consciência dos danos que causamos e de percebermos como os painéis solares térmicos podem ajudar.

Não é segredo para ninguém que o nosso planeta está a passar por mudanças climáticas repentinas e que a responsabilidade corresponde, em grande parte, à má gestão dos recursos naturais, recaindo sobre cada um dos habitantes da Terra. Por isso, devemos implementar novas ferramentas e reutilizar os recursos que a natureza nos oferece.

Descubra aqui como pode cuidar do planeta, com a instalação de painéis solares térmicos sem prejudicar o planeta.

O que são painéis solares térmicos?

Os painéis solares térmicos, também chamados de placas solares térmicas, são responsáveis ​​por converter os raios do sol e os seus componentes em eletricidade, permitindo-nos aproveitar essa energia e usá-la no nosso dia a dia. Esta nova forma de aproveitamento de energia pode ser implementada nas nossas casas, locais de trabalho e até em grandes edifícios, de forma a aproveitar a totalidade da energia solar.

Painéis solares térmicos e a poupança de água

Em muitos países do mundo, milhões de litros de água são utilizados para gerar energia através de centrais termoelétricas, utilizando este recurso de forma inadequada. Se, em vez de explorar esta fonte, fossem instalados painéis solares térmicos, seria possível poupar uma grande quantidade de água e dinheiro anualmente, o que iria evitar um desperdício enorme deste recurso.

Para entender melhor a importância desta forma de geração de energia, deixamos 5 razões pelas quais se recomenda a instalação de painéis solares térmicos para ajudar a poupar água:

  • Os painéis solares não precisam de água para gerar energia já que esta é emitida pelo sol. Além disso, não utilizam nenhum tipo de refrigeração. Estudos mostraram que o custo da água entre grandes centrais e painéis solares é de 1/200, resultando numa diferença abismal que confirma os benefícios do aproveitamento da energia solar;
  • Apesar dos painéis solares térmicos utilizarem água para o seu fabrico, usam-se métodos de reciclagem na sua produção, o que minimiza o uso deste recurso, ajudando a evitar grandes impactos ambientais;
  • A vida útil destes painéis é de cerca de 40 anos, sendo possível imaginar de antemão a quantidade de milhões de litros de água que seriam poupados anualmente;
  • Os painéis solares térmicos ajudam as indústrias a reduzir os agentes contaminantes no meio ambiente e a converter fontes não renováveis ​​em eletricidade pura;
  • As placas não afetam os diferentes ecossistemas. Como tal, podem ser usadas de várias maneiras.

Outra razão pela qual deve considerar a instalação de painéis solares térmicos é o facto de poupar grandes quantias de dinheiro, pois, como todos sabemos, o custo da água é, por vezes, alto. Esta é uma solução que, além de trazer benefícios ao meio ambiente, gera uma redução nos custos dos serviços de água, tornando-se mais sustentável.

Outras aplicações dos painéis solares térmicos

São muitas as utilizações que podem ser aplicadas com a instalação de painéis solares térmicos. Não são só as grandes empresas que transformam energia. Também é possível fazê-lo em casas privadas. Um exemplo disso são as quintas flutuantes, criadas devido à superpopulação global. Estas ilhas alimentam centenas de metros de cultivos, acima do mar, através de painéis solares térmicos, ajudando a agricultura e as plantações de milhares de produtos hidropónicos.

É importante referir que a manutenção dos painéis solares térmicos de forma regular é necessária. Não espere mais e faça parte da mudança. Invista no futuro e contribua para a proteção do planeta.

Selectra
www.selectra.pt

Translate »