Este último valor inclui tanto as emissões diretas nos edifícios (8%) como as emissões indiretas dos sistemas de produção de eletricidade e calor utilizados nos edifícios (19%).
De acordo com o documento publicado pela Agência, as normas mínimas de desempenho e os códigos energéticos em edifícios estão a aumentar – mas não com a rapidez suficiente para atingir dois objetivos fundamentais para 2030:
- Que 100% dos novos edifícios apresentem emissões de carbono líquidas zero;
- Que 20% de todos os edifícios existentes nesse ano também apresentem emissões nulas de carbono.
Um SACE (Sistema de Automatização e Controlo dos Edifícios) é fundamental para acelerar este processo de transição energética, porque utiliza a tecnologia para reduzir o consumo sem reduzir os níveis de conforto e operacionalidade dos edifícios.
O que é um SACE?
Um sistema de gestão inteligente de edifícios é uma plataforma que integra a monitorização, o controlo e a gestão de todos os sistemas do edifício, como a iluminação, o AVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado), a utilização global de energia (produção e consumo de energia) e outros aspetos relacionados com a segurança do edifício.
O SACE faz uma gestão global de todos estes aspetos: a sua medição e controlo são unificados numa única ferramenta que visa proporcionar eficiência na utilização da energia, maximizando o conforto ao mesmo tempo.
Através da utilização de sensores e tecnologia IoT, é possível recolher todo o tipo de informação para produzir gráficos e sistemas de alarme que ajudam os gestores a tomar as melhores decisões, tendo sempre em conta o consumo e conforto, e tão equitativamente quanto possível.
Com esta metodologia, monitoriza-se o consumo de forma constante para compreender quando, como e onde e em que quantidade a energia é consumida.
Porque é que o SACE é fundamental para a transição energética?
Com um sistema inteligente de gestão de edifícios, uma grande quantidade de informação é recolhida e processada através de algoritmos para facilitar a tomada de decisões que priorizem a otimização e melhoria do desempenho do edifício.
Assim, o SACE torna-se um elemento-chave para facilitar a transição energética necessária, uma vez que a utilização desta tecnologia num ambiente real gera:
- Uma redução de 20% nos custos de energia;
- Uma redução de 29% na manutenção não programada;
- 35% de poupança de energia em 10 anos.
Este último ponto resulta da utilização da solução EcoStruxure nas próprias instalações da Schneider Electric.
O SACE permite que o funcionamento dos edifícios seja mais eficiente e económico. É uma plataforma de inovação aberta capaz de transformar qualquer edifício ou escritório num espaço inteligente.
A sua infraestrutura permite conetar hardware, software e serviços de forma segura através de uma rede IP Ethernet. Graças à utilização de sensores e à tecnologia IoT, é possível recolher uma grande quantidade de informações para otimizar o conforto no interior do edifício, melhorar as taxas de produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo e os custos de energia, o que é fundamental para a transição acima referida.
Alguns casos de sucesso na utilização de sistemas SACE
Na Schneider Electric, implementámos SACE que geraram poupanças significativas nas seguintes infraestruturas:
- Edifício Piovera Azul: é um edifício de escritórios com capacidade para 1.300 pessoas, no qual se efetuou uma remodelação técnica para o tornar uma referência em termos de inovação e sustentabilidade. No total, foram instalados 23 microprocessadores e 400 controladores para medir o consumo de eletricidade, CO2, humidade, temperatura, qualidade do ar, entre outros. Os resultados são muito satisfatórios, desde a poupança (entre 40 e 50%) até ao conforto e à melhoria da qualidade do ar, entre outros.
- Hospital Fraternidad-Muprespa Habana: graças à Schneider Electric, tornou-se o hospital mais sustentável da Europa e o único em Espanha com a certificação LEED Platinum, atribuído porque o edifício consegue poupar até 43% mais de energia consumida em comparação com um edifício normal. O sistema SACE do hospital permite controlar a iluminação, as UPS, os dispositivos de deteção de incêndios, o sistema de refrigeração e o ar-condicionado, entre outros. Reduzir custos e proporcionar conforto e segurança foram alguns dos objetivos alcançados.
- As salas de aula da Universitat Politècnica de Catalunya BarcelonaTech (UPC), no Campus de Terrassa (Barcelona): graças à tecnologia inteligente, foram instalados multisensores que se integram nos sistemas de gestão do edifício (SACE). Monitorizam os níveis de dióxido de carbono (CO2), compostos orgânicos voláteis (COV) e temperatura e humidade relativa (HR). Desta forma, é possível detetar quando a qualidade do ar diminui e, assim, ativar a ventilação, algo que permite poupar muito dinheiro. Desta forma, podemos ver como a Schneider Electric apoia instalações seguras e eficientes e que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e a sua Estratégia de Ação Climática UPC 2030.
- Escola LYS (Barcelona): combinar a eficiência energética com uma ventilação correta é possível, se dispusermos de sistemas que nos dizem quando é melhor ventilar. A Escola LYS implementou um sistema de multisensores que permite obter dados sobre a presença de vírus no ar, níveis de dióxido de carbono (CO2), temperatura, compostos orgânicos voláteis (COV) e humidade relativa (HR), entre outros. Com esta informação sabem qual o momento mais adequado para ventilar as instalações, otimizando os custos energéticos.
Por tudo isto, podemos concluir que o SACE é uma inovação cada vez mais importante, na medida em que economiza custos, mas também reduz os danos ambientais. Esta é uma ajuda fundamental para as empresas comprometidas com a sustentabilidade e que pretendem garantir um futuro mais saudável para todos – a começar nos edifícios.
Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 ∙ Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com ∙ www.se.com/pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
BERNSTEIN: sensores indutivos de segurança
-
DCM1: contador de energia CC certificado para carregadores rápidos de veículos elétricos
-
Novos termoacumuladores elétricos – PrimeAqua Compacto 2 e PrimeAqua Compacto Plus –da Vulcano
-
Böllhoff lança nova geração de rebitadoras RIVKLE® NEO B107 e NEO B109
-
Multímetro Digital Fluke 283 FC na Bresimar Automação