renováveis magazine

seis parques fotovoltaicos em Portugal são geridos com tecnologia da Phoenix Contact

seis parques fotovoltaicos em Portugal são geridos com tecnologia da Phoenix Contact

Os 6 parques fotovoltaicos cuja capacidade total é de 195 MWp, estão localizados nas proximidades da Amareleja, Cartaxo, Lagos, Ferreira do Alentejo, Moura e Santarém.

A existência de grandes parques fotovoltaicos em Portugal é nos dias de hoje uma realidade. Efetivamente, mais de metade da energia produzida em Portugal vem de fontes renováveis, sendo as predominantes a hídrica e a eólica. Porém, a parcela relativa às fotovoltaicas está a ter um crescimento acentuado. Até ao final de 2021, a capacidade total dos parques existentes ascendia a 1.7 GWp. Até fim de 2030 estima-se uma capacidade de 9 GWp.

Um dos maiores investimentos em parques fotovoltaicos executados em Portugal foi feito pela empresa Wirtgen Invest Holding GmbH. Trata-se de 6 parques fotovoltaicos cuja capacidade total é de 195 MWp, localizados nas proximidades da Amareleja, Cartaxo, Lagos, Ferreira do Alentejo, Moura e Santarém.

Moura, o quinto parque, foi ligado com sucesso a rede pública em meados de 2021. Está localizado nas proximidades da barragem do Alqueva, tem 130 000 painéis fotovoltaicos e produz uma potência máxima de 49.4 MWp. A energia produzida é injetada na rede pública através de uma subestação que foi construída na proximidade do parque e comercializada sob a forma de um Power Purchase Agreement (PPA).

Dipl.-Ing. (FH) Maren Gast,
Global Industry Management Solar Power, Phoenix Contact Electronics GmbH, Bad Pyrmont, Germany

Tradução e adaptação
Eng. Carlos Coutinho,
Country Marketing and Product Manager, Phoenix Contact, S.A., Portugal

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 53. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »