No passado dia 4 de fevereiro a FEUP recebeu com sala cheia o seminário “Como criar comunidades de energia?” uma iniciativa da renováveis magazine, FEUP, Voltimum e pbbr.a, que se debruçou sobre a nova legislação de autoconsumo Decreto-Lei 162/2019, que define as bases para os novos conceitos de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia.
Foram 90 os participantes que encheram o auditório da FEUP e perto de uma centena os que assistiram online a este seminário. Nele debateram-se os novos modelos de organização local de autoprodução de energia e como estes abrem novas oportunidades para as comunidades locais de consumidores, para indústrias e também para provedores de serviços e tecnologias de autoprodução renovável.
O seminário dividiu-se em duas partes, sendo que na primeira estiverem presentes oradores envolvidos na elaboração da legislação, e na segunda intervieram oradores que apresentaram potenciais modelos de financiamento, gestão e implementação técnica de soluções. A última apresentação do dia foi um caso prático, o caso da primeira comunidade de energia montada recentemente em Espanha.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Agrovoltaico na Península Ibérica: inovação para um futuro sustentável
-
EU PVSEC 2025 em Espanha: pioneirismo na próxima geração de energia fotovoltaica
-
Net Zero Tech: cimeira sobre descarbonização regressa em 2025
-
Última paragem do Krannich Academy Tour: Coimbra a 26 de novembro!
-
Autoconsumo e armazenamento da FOX ESS a 11 de novembro em Gaia