Seminário debateu oportunidades do Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia

No passado dia 4 de fevereiro a FEUP recebeu com sala cheia o seminário “Como criar comunidades de energia?

No passado dia 4 de fevereiro a FEUP recebeu com sala cheia o seminário “Como criar comunidades de energia?uma iniciativa da renováveis magazine, FEUP, Voltimum e pbbr.a, que se debruçou sobre a nova legislação de autoconsumo Decreto-Lei 162/2019, que define as bases para os novos conceitos de Autoconsumo Coletivo e Comunidades de Energia.

Foram 90 os participantes que encheram o auditório da FEUP e perto de uma centena os que assistiram online a este seminário. Nele debateram-se os novos modelos de organização local de autoprodução de energia e como estes abrem novas oportunidades para as comunidades locais de consumidores, para indústrias e também para provedores de serviços e tecnologias de autoprodução renovável.

O seminário dividiu-se em duas partes, sendo que na primeira estiverem presentes oradores envolvidos na elaboração da legislação, e na segunda intervieram oradores que apresentaram potenciais modelos de financiamento, gestão e implementação técnica de soluções. A última apresentação do dia foi um caso prático, o caso da primeira comunidade de energia montada recentemente em Espanha.

Download – Última edição

(Irá receber um email com o link de download.)

×