Os Future Energy Leaders Portugal (FELPT) realizaram, no passado dia 15 de outubro, uma sessão interna com a presença de líderes do setor energético, numa parceria com a Odgers Berndtson, uma das principais referências mundiais de Executive Search, Leadership Development, Organizational & Talent Consulting e Board Solutions.
O evento, que decorreu ao final da tarde na sede da EDP, teve abertura de Bruno Henrique Santos, Presidente dos FELPT e contou com as intervenções de João Araújo, Senior Principal da Odgers Berndtson, Hália Oliveira, Executive Board Member na EDP Comercial, Nuno Fitas Mendes, CEO da REN Portgás e Sílvia Barata, Head of Country – Portugal and Operations Senior manager, bp, com encerramento pelo Presidente da Associação Portuguesa da Energia, João Torres.
Durante a sessão, evidenciou-se a transformação que se verifica nas lideranças empresariais, em que a co-criação de valor, a colaboração e o impacto tangível que um líder consegue aportar à organização se tornaram prioritários para o sucesso dos executivos. Enfatizou-se, também, a importância da capacidade para antecipar mudanças, do potencial para inspirar propósito nas equipas e da eficácia na apresentação de resultados, como essenciais para o sucesso em cargos de administração. Os desafios dos Executivos obrigam, em simultâneo, a uma evolução contínua, mantendo alinhamento com a cultura organizacional, embora venha sendo cada vez mais valorizada, no momento da seleção, a capacidade de promover a inovação e a mudança nas organizações, a par de uma experiência diversificada
Os oradores partilharam os principais desafios que enfrentaram ao longo do seu percurso profissional até alcançarem as posições atuais no setor da energia e debruçaram-se sobre os diferentes estilos de gestão, concluindo-se que existem experiências comuns: a procura do desconforto, a vontade de enfrentar o desconhecido, a necessidade de desenvolver lideranças autênticas e colaborativas, baseadas nas relações humanas e o pensamento estruturado e inovador. De acordo com os Executivos, crescer profissionalmente significa, geralmente, estar disposto a enfrentar o desconforto e estar presente em momentos de transformação, com uma capacidade constante de adaptação a novas funções e desafios.
Os participantes tiveram, ainda, oportunidade de debater os principais critérios valorizados na seleção de executivos, um mercado com baixa rotatividade, onde a diferenciação é fundamental. A escolha de líderes assenta em quatro pilares: competências de liderança, experiência, adequação à cultura da organização e motivação para o desafio, procurando-se sempre um equilíbrio entre competências técnicas e inteligência emocional. A partilha entre os líderes atuais e os membros da Cohort foi enriquecedora, num evento de grande interesse estratégico no plano de desenvolvimento dos FELPT.
”Reaching C-Level” é uma nova iniciativa do plano estratégico 2024 do FELPT, programa que pretende desenvolver os futuros líderes do setor, que reúne 38 membros em 2024, contando já com várias iniciativas na sociedade na senda da literacia energética e de promoção dos valores da Associação Portuguesa da Energia e do World Energy Council.
O programa está na sua 4.ª edição e abrirá candidaturas brevemente para a Cohort de 2025.
FELPT – Future Energy Leaders Portugal
Tel.: +351 912 544 618
felpt@apenergia.pt · www.apenergia.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
LONGi mantém classificação AAA pelo 23.º trimestre consecutivo
-
LNEG lança relatório sobre aceitação social da mineração na transição energética
-
Phoenix Contact projeta a automação do futuro na SPS 2025
-
Cleanwatts Digital e Penha Longa Resort firmam parceria para monitorização energética e hídrica
-
Comissão Temática de Energia e Clima da CPLP lança Roteiro de Cooperação 2030 em Maputo
