O projeto visa garantir a produção de energia e vapor na Central de Cogeração da Figueira da Foz, uma das instalações fabris do maior grupo de produção de pasta e papel nacional. A Portucel Soporcel adjudicou, à Power Generation Service da Siemens, a extensão do contrato de manutenção dos equipamentos de produção de energia da central de cogeração da Figueira da Foz. A empresa irá fornecer toda a engenharia, peças de reserva e serviços necessários para garantir a produção de energia elétrica nesta instalação nos próximos sete anos.
Num mercado de frotas com alguns anos de trabalho que requer cada vez mais eficácia no combate às mudanças climáticas, na conservação dos recursos naturais e na resposta às necessidades impostas pela expansão global da população, a Siemens procura, de forma contínua, melhorar o desempenho das centrais dos clientes. Faz isso através de extensões de tempo de vida útil, usando tecnologias avançadas para melhorar a sua eficiência e capacidade para produzirem mais eletricidade, consumindo o mesmo volume de combustível. A unidade da Figueira da Foz do Grupo Portucel Soporcel está instalada no Complexo Industrial de Lavos, e é uma das mais eficientes unidades fabris de pasta e papel da Europa. A sua operação está integrada verticalmente, da floresta ao papel, e dá origem à produção de cerca de 800 mil toneladas de papéis finos não revestidos e de energia verde a partir de biomassa.
A Portucel Soporcel ocupa uma posição de destaque no setor da energia renovável em Portugal, onde é um dos principais produtores nacionais a partir de biomassa, constituída por subprodutos da matéria-prima usada no seu processo produtivo e biomassa residual da floresta. A energia elétrica e térmica produzida nos três complexos industriais do Grupo é gerada, em simultâneo, nas suas centrais de cogeração a biomassa e a gás natural. A térmica é totalmente utilizada nos processos de fabrico de pasta e papel e a energia elétrica excedentária é injetada na rede nacional.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Smart Waste Portugal apresenta roadmap para reforçar economia circular
-
Estudo mostra que soluções verdes podem reduzir até 40% do stress térmico urbano
-
Revista em Análise: descubra os temas que dominam a edição 65 da Renováveis Magazine
-
Guarda-sol fotovoltaico criado por estudantes da Nova FCT
-
Paredes de Coura recebeu sessão do BioImpacte+ dedicada à biodiversidade e energias renováveis
