Sistema de otimização de painéis solares na sede da Vodafone

Para assinalar o Dia Mundial da Energia, a Picma – startup portuguesa apoiada pelo Vodafone Power Lab – instalou um piloto da sua solução Coulomb na Sede da Vodafone Portugal, em Lisboa

Para assinalar o Dia Mundial da Energia, a Picmastartup portuguesa apoiada pelo Vodafone Power Lab – instalou um piloto da sua solução Coulomb na Sede da Vodafone Portugal, em Lisboa. Este dispositivo IoT vai monitorizar 22 painéis fotovoltaicos do edifício, detetando a necessidade de manutenção ou limpeza dos mesmos, evitando assim a perda de eficiência da produção de energia. Esta monitorização é feita através da identificação de anomalias que podem vir a prejudicar o normal funcionamento dos painéis.

A Picma desenvolveu uma solução que permite otimizar a produção de energia das instalações, garantindo que os painéis operam sempre com o seu potencial máximo e que o investimento se revela proveitoso para os proprietários. Este dispositivo, denominado Coulomb, opera sob um algoritmo de inteligência artificial que identifica os diferentes tipos de anomalias e falhas – disponíveis numa plataforma online que reúne toda a informação sobre o funcionamento dos painéis que estão a ser monitorizados – e envia alertas caso se registe algum parâmetro fora do normal. A monitorização constante e a receção de alertas em caso de anomalia permitirão aos proprietários das instalações originar poupanças significativas.

Translate »