sistemas de terras em parques eólicos

sistemas de terras em parques eólicos – materiais e suas aplicações

Os sistemas de terra em parques eólicos assumem particular relevância. O facto dos areogeradores se…

Os sistemas de terras em parques eólicos assumem particular relevância. O facto dos areogeradores se situarem a grande altura faz deles um ponto de impacto preferencial de descargas atmosféricas. Desta forma o sistema de terras tem de estar dimensionado para suportar estes fenómenos de forma frequente.

Nos últimos anos tem existido vários relatos de problemas em parques eólicos, devido a deficiências no sistema de terras. Usualmente estes problemas acarretam custos elevadíssimos, podendo ser corrigidos com soluções e procedimentos básicos.

Os sistemas de terras aplicados em parques eólicos têm a particularidade de serem, regra geral, compostos por largas centenas de metros de condutor enterrado. Esta particularidade tem a vantagem de facilitar a obtenção de bons valores de terra, no entanto, a localização dos sistemas e a sua aplicação sujeitam estes sistemas a forte exposição à corrosão.

O maior risco destes sistemas é a sua rápida corrosão, colocando assim em risco as condições de segurança. Quer seja por deficiência na equipotencialização do sistema quer por degradação do valor de resistência de terra.

Estas redes de terras são geralmente constituídas por condutores de cobre, embora o crescimento do valor deste metal tenha levado nos últimos anos ao aparecimento de soluções em aço galvanizado.

O aço galvanizado é uma solução económica, mas que apenas deve ser utilizado em circunstâncias muito especiais onde existam ambientes pouco corrosivos (por exemplo dentro do betão). A sua utilização directamente dentro da terra apresenta riscos elevados pela corrosão do material. O tempo de vida do aço galvanizado nestas circunstâncias pode ser, em casos limites, inferior a 5 anos!

Paulo Almeida
QEnergia – Sistemas para a Qualidade e Gestão de Energia, Lda.
paulo.almeida@qenergia.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº4. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »