sistemas solares térmicos de circulação forçada

Tal como no doméstico, a energia solar térmica deve ser encarada como um pré-aquecimento, devendo sempre ser complementada com um equipamento de apoio com as seguintes caraterísticas

Grandes consumidores de água quente como a hotelaria, ginásios, balneários, aquecimento de piscinas, ou a indústria, têm um potencial de poupança de energia enorme, se recorrerem à energia solar térmica, preferencialmente sistemas de circulação forçada, dimensionados e construídos à medida, indo ao encontro dos perfis de consumo de cada local.

Tal como no doméstico, a energia solar térmica deve ser encarada como um pré-aquecimento, devendo sempre ser complementada com um equipamento de apoio com as seguintes caraterísticas:

  • Potência suficiente para responder a necessidades de pico;
  • Disponibilizar uma temperatura suficiente para a desinfeção térmica;
  • Funcionamento independente das condições climáticas.


Recomenda-se uma instalação em série dos acumuladores, em que o solar térmico aqueça um (ou vários) acumulador a montante do acumulador aquecido pelo equipamento de apoio. Desta forma consegue dar-se a máxima prioridade ao sol, mantendo uma reserva de água quente (através do equipamento de apoio) sempre disponível.


Equipamento de apoio

Uma vez que a radiação solar não é igual durante todo o ano e não sendo possível dimensionar o sistema para a situação mais desfavorável, pois correríamos o risco de ter excesso de energia e atingir frequentemente temperaturas de estagnação em diversos períodos de maior radiação ou menor consumo, um sistema solar só está completo quando complementado com um equipamento de apoio que satisfaça as condições acima enumeradas.

Vulcano
Tel.: +351 218 500 300 · Fax: +351 218 500 301
[email protected] · www.vulcano.pt
www.facebook.com/VulcanoPortugal

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 50. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »