SKF constrói o caminho para um futuro digital

SKF constrói o caminho para um futuro digital

Uma maior digitalização de tecnologias estabelecidas, tal como monitorização de condição e sensores…

Uma maior digitalização de tecnologias estabelecidas, tal como monitorização de condição e sensores inteligentes, poderá ter um efeito revolucionário na produção, segundo Bernie van Leeuwen, Diretor de Digitalização de Gestão de Produto da SKF.

A capacidade de recolher e manipular grandes volumes de informações digitais impulsionará a produção no futuro. Ao adotar a digitalização, a SKF apresenta melhorias na sua principal oferta – tecnologia de rolamentos e serviços relacionados – para que, desta forma, os clientes possam aumentar ainda mais o desempenho dos seus equipamentos rotativos. Além disso, ao focar-se na digitalização industrial, a SKF visa incitar a otimização adicional do custo e eficiência de toda a cadeia de valor.

A SKF tem vindo a monitorizar equipamentos remotamente há cerca de 15 anos e, atualmente, tem cerca de um milhão de rolamentos conetados à Cloud. Dados sobre o seu desempenho são recolhidos e interpretados diariamente, frequentemente com assistência de especialistas da marca. A competência em manipular estes dados resulta numa análise melhorada, permitindo à SKF detetar antecipadamente possíveis falhas em equipamentos rotativos que afetam a fiabilidade dos equipamentos.

A SKF já desenvolveu plataformas para ajudar os clientes a recolher e a interpretar dados. A plataforma Enlight, por exemplo, permite que os operadores visualizem dados provenientes de fontes variadas utilizando dispositivos como o smartphone ou o tablet.

A deteção automática de falhas em rolamentos é um enorme avanço no que refere a eficiência. No entanto, o processo de encomendar peças de substituição, incluindo enviar a ordem de compra, a estimativa do tempo de espera e a entrega da peça, ainda envolve muita intervenção humana. Uma maior digitalização simplifica o processo de produção. Esta já levou à diminuição dos tempos de reconfiguração do equipamento. Desta forma, pode ser programada a inclusão de uma peça de substituição específica na linha de produção, com o mínimo de interrupção e um tempo de resposta rápido.

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
[email protected] · www.skf.pt

Translate »