renováveis magazine

SMA lança nova versão do Sunny Design

SMA lança nova versão do Sunny Design, software para planeamento de instalações fotovoltaicas personalizadas

Sunny Design é um software desenvolvido pela SMA para planear e dimensionar centrais fotovoltaicas com e sem autoconsumo, sistemas isolados, sistemas fotovoltaicos híbridos e sistemas de energia.

A SMA apresenta as últimas novidades do Sunny Design, o seu software de planeamento para centrais fotovoltaicas e sistemas integrados de energia à medida. Desta forma, a ferramenta é atualizada na sua versão 5.20 com novas funcionalidades, entre as quais se destacam:

  • Possibilidade de ter a quantidade desejada de edifícios no planeamento de uma cobertura.
  • Possibilidade de inclusão até 6 geradores fotovoltaicos diferentes com painéis num subprojeto, tanto no planeamento manual como no planeamento visual da instalação.
  • Análise de sombra: cálculo e visualização das sombras anuais do telhado.
  • Visualização da percentagem de sombras nos painéis fotovoltaicos.
  • Visualização do caminho e evolução da sombra num determinado momento.
  • Possibilidade de inclusão de objetos externos no planeamento do telhado (árvores, paredes, chaminés, entre outros).
  • Sugestões de design otimizado.
  • Lista atualizada de baterias e inversores compatíveis.
  • Dados importantes sobre autoconsumo e autossuficiência para comparar alternativas.
  • Criação muito mais fácil dos seus próprios módulos fotovoltaicos.
  • Netmetering otimizado para projetos fotovoltaicos.
  • Cálculo expandido da tensão máxima do sistema fotovoltaico e das correntes de curto-circuito conforme NEC 2017.

Sunny Design é um software desenvolvido pela SMA para planear e dimensionar centrais fotovoltaicas com e sem autoconsumo, sistemas isolados, sistemas fotovoltaicos híbridos e sistemas de energia. Esta ferramenta gera uma recomendação de projeto perfeitamente adaptada às particularidades de cada local, atendendo a todos os requisitos técnicos de cada um dos componentes e fornecendo dados relevantes em termos de desempenho energético, classe de potência ou rentabilidade. Todas as informações sobre o Sunny Design podem ser consultadas aqui.

Planear instalações fotovoltaicas agora é mais fácil: SMA e Renusol vinculam as suas aplicações para o planeamento

Além disso, com o objetivo de tornar o planeamento de instalações fotovoltaicas ainda mais fácil, a SMA e a Renusol Europe GmbH, fabricante de sistemas de montagem para módulos fotovoltaicos de alta qualidade, combinaram as suas aplicações de planeamento online para a montagem de painéis em telhado e projeto de instalações fotovoltaicas. Como consequência, durante a configuração das instalações fotovoltaicas, os instaladores terão acesso aos dados de planeamento mecânico e elétrico de mais de 100 000 módulos fotovoltaicos diferentes. A interface compatível com o software de design de inversores PV 3.0 Configurator e Sunny Design da Renusol também evita a necessidade de inserir os mesmos dados repetidamente, reduzindo assim o tempo de planeamento.

Em suma, com esta iniciativa ambas as empresas oferecem valor acrescentado aos seus clientes, combinando estes dois serviços. Thomas Straub, Gestor de Produto Senior Sunny Design da SMA afirma: “Graças à compatibilidade das ferramentas de planeamento, tornamos o planeamento da instalação fotovoltaica muito mais fácil para técnicos especializados e instaladores. Ao mesmo tempo, simplificamos a transferência de alterações para os modelos de design.” Ao que acrescenta: “O sistema combinado combina o planeamento da montagem e o projeto de instalações fotovoltaicas e sistemas de bateria, oferecendo assim um fluxo de trabalho ideal. Isso economiza tempo e dinheiro dos nossos clientes”.

SMA Ibérica Tecnología Solar
Tel.: +34 935 635 039
info@sma-iberica.com · www.sma-portugal.com

Translate »