Sistemas de autoconsumo são instalações fotovoltaicas em locais onde exista rede elétrica pública e/ou gerador. Neste caso a produção de energia não é para venda mas para consumo no próprio local.
As baterias
As baterias para aplicações solares (Sistemas de autoconsumo), ao contrário das utilizadas nos automóveis, são projetadas para fornecer correntes mais constantes durante longos períodos de tempo e possuem uma maior capacidade. São baterias de “ciclo profundo” fabricadas para aplicações fotovoltaicas e projetadas para poderem ser descarregadas até 80% da sua capacidade, sem se danificarem. As bateria solares têm uma maior quantidade de material ativo por unidade de volume, para prolongar a vida útil das mesmas.
Parâmetros básicos que definem uma bateria solar:
- A sua capacidade de armazenar energia (Ah);
- A profundidade de descarga que pode suportar, sem danos, de forma repetitiva (%);
- A vida útil da unidade, isto é, o número máximo de ciclos de carga e descarga;
- O máximo valor de corrente que pode ser entregue a uma carga fixa, de forma continuada, durante um certo número de horas de descarga (A).
Filipe Pereira
Engenheiro Eletrotécnico (ISEP)
Professor do Ensino Secundário Técnico
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº15. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “instalação residencial de autoconsumo” da edição 46 da “renováveis magazine”;
- Dossier “autoconsumo fotovoltaico” da edição 44 da “renováveis magazine”;
- Artigo “instalação de autoconsumo de 800 kW em Castilla La Mancha. Caso de sucesso” da edição 43 da “renováveis magazine”;
- Artigo “Sistemas de autoconsumo com e sem baterias – 1.ª parte” da edição 14 da “renováveis magazine”;