renováveis magazine

Solar Week 2025 da Bet Solar

Solar Week 2025: Bet Solar – o desafio do armazenamento de energia

Atingido um grau assinalável de maturidade em termos de captação solar e geração, importa agora subir ao patamar seguinte. Porém, há desafios para o armazenamento: custo, regulação, retorno do investimento, desenho dos modelos de autoconsumo, dimensionamento, integração da Inteligência Artificial e muitas outras dúvidas se colocam. Fabricantes e instaladores debateram estes e outros desafios na Solar Week, em Lisboa.

A Bet Solar realizou em Lisboa mais um evento de debate e reflexão (Solar Week 2025) em torno de importantes questões ligadas ao mercado fotovoltaico, reunindo cerca de uma centena de participantes, sobretudo instaladores e fornecedores de tecnologia.

O evento decorreu no ISEL (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), no âmbito da Solar Week 2025 que a Bet Solar organizou em Lisboa, Valência e Sevilha. Falou-se de autoconsumo nas vertentes da rentabilidade, integração de ferramentas de IA, boas práticas e armazenamento, sendo este último um dos principais desafios para desenhar os sistemas energéticos em linha com as potencialidades criadas pela geração Renovável.

Marcas fabricantes convidadas apresentaram soluções e novidades disponíveis no mercado fotovoltaico, esteve presente um representante da ADENE – Agência para Energia, e o docente universitário Andrés A. Zúñiga apresentou uma reflexão sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas energéticos.

Paulo Nogueira, Coordenador da área de “Transição Energética” na ADENE, dissertou sobre armazenamento e políticas públicas, enquadrando a progressão legislativa que tem acompanhando as mudanças no paradigma dos sistemas energéticos, em particular questões relacionadas com Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC), complexas ligações com o armazenamento e a eventual agilidade da injeção de excedentes energéticos na rede pública de eletricidade.

Paulo Nogueira da ADENE durante a Solar Week 2025

O armazenamento vai ser o ponto fulcral de todo o sistema energético. Os sistemas de armazenamento vão trazer um serviço de suporte à produção e ao consumidor e apoio à rede elétrica. Não há volta a dar” referiu Paulo Nogueira.

Até 2030 prevê-se que a capacidade mundial instalada em baterias atinja os 680GW, muito acima do potencial das barragens que em todo o Mundo conseguem armazenar menos de um terço desse valor. Em Portugal, no mesmo período, a capacidade instalada deverá chegar a 2GW. Ainda com custos de aquisição relativamente elevados, as baterias deverão ficar progressivamente mais baratas, prevendo-se que os valores possam reduzir entre 30 e 40% até 2020.

Texto e fotos por Carlos Saraiva

Bet Solar
Tel.: +351 221 450 477
www.betsolar.pt · https://tienda.betsolar.es/pt/

Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº61. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

ver artigo

Outros artigos relacionados