renováveis magazine

A SolarCity mantém domínio do autoconsumo fotovoltaico residencial nos EUA

A SolarCity mantém domínio do autoconsumo fotovoltaico residencial nos EUA

Segundo a GTM Research, a distribuição do mercado fotovoltaico nos…

Segundo a GTM Research, a distribuição do mercado fotovoltaico nos Estados Unidos da América no 3.º trimestre de 2015 continua a ser dominada pela empresa presidida por Elon Musk, a SolarCity que consolida assim a quota de mercado obtida em 2014, com uma percentagem de 34%, valor que consegue manter, apesar dos progressos realizados pelos seus competidores, particularmente a Vivint Solar. O Top 5 é completado pela Sunrun, NRG Home Solar e Sungevity. Tendo em conta que se trata de um mercado cada vez mais competitivo e que atrai cada vez mais investidores, o facto da SolarCity manter a sua percentagem de instalações solares residenciais não pode ser visto como uma estagnação, muito pelo contrário. Este mercado, segundo a GTM Research, ultrapassará os 2 GW de potência instalada no final de 2015. O sucesso destas empresas e particularmente da SolarCity pode ser explicado por seguirem uma estratégia de integração vertical, modelo que garante, atualmente, os melhores resultados no setor residencial solar ao permitir uma rápida expansão neste mercado.

Mas afinal qual o segredo da SolarCity? Com cerca de um terço da quota de mercado é, inevitavelmente, vista como o alvo a abater num mercado cada vez mais competitivo e apetecível e para manter este domínio não bastará simplesmente seguir o crescimento que se tem verificado na indústria. Esta empresa, apesar de não ter inventado o painel solar para atingir esta posição tão marcante no mercado americano, conseguiu aperfeiçoar uma combinação de operações em diferentes áreas – montagem eficiente, economias de larga escala, integração vertical e técnicas de financiamento inovadoras – que permitiram adotar um modelo a larga escala. Possibilitou ainda uma mudança no paradigma dos painéis solares: algo que anteriormente não era financeiramente justificável, passou a ser economicamente viável efetuando, em simultâneo, uma redução na fatura da energia elétrica e redução da dependência em combustíveis fósseis e emissão de gases. Um dos grandes responsáveis por este sucesso é obviamente a Elon Musk, Presidente da empresa, e também CEO da SpaceX e da Tesla Motors. Quer a SolarCity, quer a Tesla Motors foram empresas criadas para introduzir soluções alternativas que visam combater o aquecimento global.

Ivan Nascimento
Grupo ReNews-FEUP

Translate »