Este hospital enfrentava um problema que afetava diretamente os seus pacientes: O abastecimento da sua rede elétrica sofria constantes cortes de energia que interferiam com as necessidades e os tratamentos dos pacientes.
A Fundação EKI, juntamente com a Impact Africa, no seu trabalho para facilitar o acesso a energias renováveis exequíveis na África Subsariana, alaborou um projeto capaz de demonstrar que a energia solar não só ilumina vidas, como também as protege em ambientes críticos como a Unidade Neonatal do Hospital Bo na Serra Leoa.
A sua atividade leva a energia a locais onde os utilizadores não poderiam suportar o custo inicial da instalação de energias renováveis.
Soluções que salvam vidas
No caso da Unidade Neonatal do Hospital de Bo, na Serra Leoa, dada a situação inicial de instabilidade da rede e frequentes cortes de energia, bem como a utilização massiva de geradores a gasóleo para garantir a disponibilidade da rede, foi implementada uma solução fotovoltaica trifásica para garantir o fornecimento ininterrupto de energia à Unidade Neonatal.
Para tal, a equipa da Suministros Orduña, em conjunto com a Fundação EKI, concebeu uma solução baseada na necessidade de dispor de uma dupla fonte de energia de apoio (rede elétrica e grupo gerador).
A solução adotada baseia-se em equipamentos Victron Energy, com inversores-carregadores Victron Quattro de 10 kVA com dupla entrada de rede e grupo gerador, sistema de produção em barramento DC (reguladores MPPT 450/200 e 250/100) e acumulação elétrica com baterias BYD LVL. O sistema completo tem 22 kWp de painéis, instalação coplanar no telhado do edifício, 3 Victron Quattro de 10 KVAs e 6 baterias BYD LVL de 15,4 kWh.
Suministros Orduña
Tel.: +34 925 105 155
info@suministrosorduna.com · www.suministrosorduna.com
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 57. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Bolama, o regresso da energia elétrica” da edição 55 da renováveis magazine;