SPIREC 2023

SPIREC, o ponto de viragem para uma economia global com base em energias renováveis

Mais de 1000 decisores de todo o mundo irão reunir-se de 20 a 23 de fevereiro de 2023 em Madrid, Espanha, para a Conferência Internacional Espanhola de Energia Renovável (SPIREC), tendo como pano de fundo uma crise energética global.

Tendo como pano de fundo uma crise energética global devido à forte dependência de combustíveis fósseis, mais de 1000 decisores de todo o mundo irão reunir-se de 20 a 23 de fevereiro de 2023 em Madrid, Espanha, para a Conferência Internacional Espanhola de Energia Renovável (SPIREC). Representando governos, universidades, sociedade civil e setor privado, os participantes pretendem a transformação para um sistema energético robusto e resiliente baseado em energia renovável.

Organizado pela REN21 e pelo governo espanhol, o SPIREC surge num momento estratégico em que o mundo tenta encontrar, rapidamente, soluções sustentáveis para uma situação climática perigosamente deteriorada e garantir um ambiente estável, além do fornecimento de energia acessível. Segundo o mais recente Relatório Global de Renováveis 2022 da REN21 (GSR2022), o consumo final crescente de energia (+4% em 2021) foi feito sobretudo por combustíveis fósseis, resultando no maior aumento de emissões de dióxido de carbono da história (+ 2 bilhões de toneladas em todo o mundo em 2021). Essa condição alarmante é agravada pelos enormes gastos do governo com subsídios aos combustíveis fósseis, totalizando 5,9 trilhões de dólares em 2020 e investimentos insuficientes em energias renováveis.

No atual contexto energético global, a celebração do SPIREC deve marcar uma viragem histórica na forma como pensamos e como agimos sobre as energias renováveis em todas as áreas económicas. Temos a responsabilidade coletiva de transformar a atual crise numa oportunidade para posicionar as energias renováveis como um sistema que garante energia para todas as pessoas, sem deixar ninguém para trás, disse Joan Groizard, Diretor Geral da IDAE, no Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico. Groizard destacou que países como a Espanha, com políticas climáticas ambiciosas e uma clara aposta nas energias renováveis, estão numa posição favorável para evitar os perigos causados pela dependência dos combustíveis fósseis, enquanto lançam as bases para um crescimento socioeconómico mais justo e sustentável”.

“A crise global de energia vem como um forte lembrete de que não há como escapar da conversa sobre a transformação radical do nosso sistema de energia e do mundo que o acompanha. É disso que se trata o SPIREC. Governo, sociedade civil, setor privado e universidades irão unir forças para encontrar soluções para um futuro seguro, protegido e resiliente com energias renováveis. Começando com o SPIREC, devemos fazer de 2023 o ano das energias renováveis pelo seu poderoso potencial para remediar o vício global em combustíveis fósseis e libertar uma gama incrivelmente ampla de benefícios sociais e económicos”, explicou Rana Adib, Diretora Executiva do REN21.

Sob o tema “Renováveis para as Pessoas”, a conferência deverá atrair mais de 1000 participantes e cerca de 125 oradores. Algumas das partes interessadas que participam do SPIREC incluem os governos da Austrália, Alemanha, Roménia, Holanda, Uruguai, Zimbábue, a Comissão Europeia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), a Agência Internacional de Energia (IEA), Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), Conselho de Energia Limpa, New Energy Nexus e todas as principais associações industriais internacionais como GSC, GWEC, IGA, IHA WBA, bem como organizações da sociedade civil como CAN International e WWF.

A Conferência começará com uma cerimónia de abertura e terá 25 sessões paralelas com 5 formações:

Tema 1: Fornecimento estável de energia, segurança energética e soberania com energias renováveis

Este curso aborda as bases necessárias para construir uma nova ordem energética estável em torno de fontes renováveis, como garantir o fornecimento de energia e de materiais e tecnologia, desenvolver infraestrutura e fortalecer as cadeias de fornecimentos globais, regionais e locais.

Tema 2: Renováveis: respondendo à procura de energia em todos os setores

Esta formação explora formas de responder à crescente procura de energia em setores não energéticos, como edifícios, indústria, transporte e agricultura, e as escolhas que podem ser feitas sobre o tipo de combustível, incluindo energia renovável, energia térmica ou combustíveis de base renovável, como biocombustíveis, hidrogénio verde, amónia e combustíveis sintéticos.

Tema 3: Aproveite a oportunidade: construindo uma nova economia com energias renováveis

Esta formação explora os desenvolvimentos industriais necessários para aumentar as energias renováveis e como garantir a criação de valor local e equitativo, e as regras que necessitam de ser alteradas.

Tema 4: Pessoas no centro: energias renováveis no coração da sociedade

Esta formação investiga formas de inspirar e construir confiança para fazer a transição energética “funcionar” para todos os atores. Também explorará maneiras de atores do governo, da indústria e da sociedade civil trabalharem juntos para atingir esse objetivo.

Tema 5: Inovação para acelerar e ampliar as energias renováveis

Esta trilha procurará formas inovadoras de desencadear transformações estruturais em processos de pensamento, modelos de negócios e soluções criativas para uma rápida expansão das energias renováveis.

A Conferência também sediará mais de 20 eventos da comunidade e contará com um stand do futuro orientado por IA. O Future Booth é uma iniciativa que aproveita o potencial da Inteligência Artificial para explorar a imaginação das pessoas e oferecer aos participantes a possibilidade de traduzir imediatamente a sua visão de um futuro impulsionado por energias renováveis em imagens que possam usar e compartilhar e contribuir para mudar a narrativa atual sobre energias renováveis e moldar uma visão coletiva de um futuro diferente.

A série Conferência Internacional de Energia Renovável (IREC) tem sido organizada a cada 2 anos em vários países desde a histórica conferência internacional realizada em Bonn, Alemanha, em 2004. Desde então, os participantes do IREC – representando governos, sociedade civil e empresas de todo o mundo – reúnem-se para discutir, debater e aprender uns com os outros para impulsionar a rápida aceitação das energias renováveis.

SPIREC 2023
[email protected]
https://spirec.es/

Translate »