Técnico Solar Boat apresenta nova embarcação para as competições deste ano

Técnico Solar Boat apresenta nova embarcação para as competições deste ano

No dia 14 de junho decorreu no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico em Lisboa a apresentação…

Técnico Solar Boat
Tel.: +351 925 217 312
[email protected] · https://tecnicosolarboat.tecnico.ulisboa.pt

No dia 14 de junho decorreu no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico em Lisboa a apresentação na nova embarcação do projeto Técnico Solar Boat (TSB), um grupo de estudantes desta mesma instituição que trabalham para desenvolver e construir protótipos de barcos movidos a energia solar para participar em competições internacionais. No evento estiveram presentes, além de alunos, professores, familiares dos membros da equipa e representantes dos diversos patrocinadores, autoridades como o Presidente do Instituto Superior Técnico, Prof. Arlindo Oliveira, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo Frischknecht e, representando o Gabinete do Secretário da Juventude e Desporto, a Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Sónia Paixão.

O grande destaque era o São Rafael 02 (SR02), um trimarã movido pelo dual motor com 10 kW de potência e alimentado pelos painéis solares flexíveis, que permitirá que velocidades acima dos 60 km/h sejam atingidas e permaneceu coberto por panos até à sua revelação no final da cerimónia. Durante a apresentação, a referência da equipa, Dinis Rodrigues, compartilhou com todos os presentes detalhes da trajetória percorrida pelo TSB durante o processo de conceção, desenvolvimento e construção do SR02, que envolveu diversas investigações em diferentes áreas do saber, conduzidas por cada uma das áreas técnicas que compõem a equipa: design de casco e compósitos, sistemas elétricos e sistemas mecânicos. Ainda no campo das inovações, Dinis anunciou que a equipa já está a trabalhar para que em 2020 o TSB tenha também uma embarcação com propulsão a hidrogénio, reafirmando o compromisso do projeto com o desenvolvimento das tecnologias sustentáveis.

A competição deste ano está com data marcada para os dias 02 a 06 de julho no Mónaco e o TSB vai confiante para alcançar as primeiras colocações, competindo em igualdade com as outras equipas, uma vez que teve todos os seus sistemas aprimorados com base nas experiências adquiridas nas competições dos anos anteriores.

Translate »