renováveis magazine

Terraprima vence Energy Globe Award 2014

Terraprima vence Energy Globe Award 2014

O vencedor do prémio Energy Globe Award Portugal…

O vencedor do prémio Energy Globe Award Portugal de 2014 é a Terraprima – Serviços Ambientais, Lda pelo projeto “Pastagens Semeadas Biodiversas para a mitigação das alterações climáticas e a protecção do solo”. A entrega do prémio ao Diretor da Terraprima, Tiago Domingos será realizada pelo Advantage Austria – Departamento Comercial da Embaixada da Áustria em presença do Embaixador da Áustria, Thomas Stelzer e terá lugar no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. As práticas agrícolas sustentáveis são fundamentais para a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais para que as gerações futuras também possam vir a beneficiar deles. O vencedor nacional do Energy Globe Award deste ano em Portugal está a implementar estratégias triple-win de sequestro de CO2 no solo em grande escala, com mais de 1000 agricultores, contribuindo para o combate às alterações climáticas ao mesmo tempo que promove a viabilidade económica das explorações agrícolas e a proteção do solo. A perspetiva educacional tem também sido importante para promover o reconhecimento do papel das atividades agrícolas e florestais no fornecimento de serviços ambientais de que todos beneficiamos.

Com mais de 160 países participantes e mais de 1000 inscrições de projetos por ano, o Energy Globe Award é o prémio ambiental mais prestigiado em todo o mundo, que distingue projetos regionais, nacionais e globais que preservem os recursos como a energia ou utilizem fontes renováveis ou fontes isentas de emissões. Projetos desde ideias de alta tecnologia até soluções simples mas eficientes que solucionam a maioria dos nossos problemas ambientais, através da eficiência energética, das energias renováveis, ou do uso cuidado dos nossos recursos, como por exemplo o da água. No dia 5 de junho de 2014, através do website www.energyglobe.info, o projeto em Portugal estará em destaque mundial, juntamente com outras iniciativas sustentáveis do “Energy Globe” de 161 países. Nesse dia o Energy Globe Award apresentará, de forma contínua – durante 24 horas – por ocasião do dia Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas, sob o patrocínio da UNIDO, UNEP e UNESCO, as soluções ambientais dos respetivos vencedores de todo o mundo sob o lema: We save the planet by acting, not by talking. Sustainability starts with you!

No âmbito deste campanha online do Energy Globe todos os cidadãos do mundo têm a possibilidade de verificar gratuitamente o seu potencial de poupança de energia (Energy Efficiency Check) e descobrir através da ferramenta solartool, como gerar e utilizar a energia solar, tendo em conta a especificidade da radiação solar de cada país. A soma do potencial de poupança de energia, ou seja o potencial do fluxo elétrico solar gerado, é continuamente documentado através de um contador global. A partir de final de maio podem ser apresentados novamente projetos para o Energy Globe 2015. Todas as informações e a ficha de participação para download encontram-se em www.energyglobe.info.

www.energyglobe.info

Translate »